domingo, 25 de novembro de 2012

Grande Prémio da Arrábida

 
Davam chuva para hoje, mas não era uma chuvinha que ía impedir a minha participação nesta prova.
Chegar ao estádio do Vitória de Setúbal foi fácil. Dar com o Jardim de Vanicelos demorou um pouco mais, mas lá cheguei ao local de partida.
Este Jardim é muito bonito, como podem ver pelas fotos.

  
  
 
As inscrições esgotaram, o que diz bem da qualidade deste GP da Arrábida.
Houve uma particularidade nesta prova, os primeiros 2 km foram feitos a uma velocidade imposta pelas lebres da organizacão. Uma velocidade baixa, o que deu origem a um pelotão bastante compacto. Nunca estive tão perto dos atletas da frente.
Depois dos 2 km, como é natural, o ritmo subiu. Experimentei tirar fotos em andamento e a coisa não correu muito mal. Algumas fotos estão um pouco desfocadas, mas dá para ter um pequena noção do que foi esta corrida.

 
  
Nos primeiros 5 km o meu ritmo foi razoável. Paguei a conta mais à frente, quando começou uma longa subida e tive de andar um pouco, as pernas fraquejaram.
A paisagem era espectacular, só se viam serras e vales.
 
 
 
Depois de acabada a subida, faltavam cerca de 5 km para o fim. Entretanto já a chuva caía com alguma intensidade.
A parte final da corrida foi quase sempre a descer.
Depois do km 9, foi servido um copinho de Moscatel que foi bebido de penalty.
Estes últimos km foram bastante rápidos e num instante se chegou à meta.
Acabei com o tempo de 1:14:05.
Como prémios, uma t-shirt técnica e uma garrafinha de Moscatel.
 
Prova muito boa e a repetir para o ano que vem.
 
 
 Com vista a um bom registo na meia do dia 9 de Dezembro, esta prova foi um grande treino.
 
Tenham uma boa semana e bons treinos.
  

domingo, 18 de novembro de 2012

Mais uma etapa para o objectivo 1:50

 
Hoje era dia de treino longo e decidi que ía treinar para um sítio diferente do costume.
Pensei em várias hipóteses, o Parque das Nações, Monsanto, Belém e o Parque Quinta das Conchas.


Acabei por me decidir pelo Parque Quinta das Conchas. Já tinha corrido por lá uma vez e tinha gostado.
Deixei o carro no Estádio Universitário e aí fui eu, nas calmas, primeiro até ao Campo Grande, depois Alameda das Linhas de Torres e finalmente o Parque Quinta das Conchas.


O parque é grande o suficiente para fazer um treino longo e variado. Tem percursos planos, zonas com subidas razoáveis, e tudo no meio de muitas árvores.
Estava muita gente a passear, a fazer desporto, crianças a brincar, tudo no meio da Natureza. Isto é qualidade de Vida.
Também é servido por vários Cafés. Dá sempre jeito.
Entretanto, parei num chafariz e tomei um gel.
Nem dei conta que corri uma hora e pouco dentro do Parque. As pernas estavam boas e a respiração muito calma. Foi um daqueles dias em que tudo estava bem.





 

 
 
  
 
Com muita pena minha, estava na altura de fazer o caminho de volta ao Estádio Universitário. Gosto de deixar o carro um pouco longe do local do treino, pois assim sei que ainda tenho que correr até lá.
Cheguei ao Estádio Universitário com 1h52m e quase 17 km de treino. E sentia-me bem.
Para a meia da Ponte Vasco da Gama não fiz nenhum treino parecido com estes dois últimos, o que me deixa um pouco otimista em relação ao meu objectivo de fazer 1h50m no dia 9 de Dezembro. Vamos lá ver.

No próximo Domingo vou participar no GP da Arrábida, inscrevi-me mesmo no final do prazo. Só tenho lido coisas positivas acerca desta prova, estou bastante curioso.
Será, de certeza, mais um bom treino.

Boa semana para todos.
E não se esqueçam de correr.


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Corre Jamor 2012

 
Gosto de correr no Jamor.
Participei pela primeira vez no ano passado e desde logo decidi que não seria a última.
Trata-se de uma corrida de 9 km que mais parece um trail. Um mini trail. Sempre que tiver oportunidade de participar em corridas deste tipo não vou faltar.

Quando saí de casa não chovia, mas ao chegar ao Jamor a situação altera-se. Começa a chover forte o  suficiente para ter de  ficar no carro a ler o jornal até às 10 h. Nessa altura consigo sair para o aquecimento e tirar algumas fotografias. Comprei um cinto com uma pequena bolsa que me permite transportar o telemóvel durante as corridas, logo fica mais fácil ter fotografias aqui para o blogue.
Na 5ª feira fiz um treino de rampas, por isso não sabia como o corpo ía reagir durante a corrida e ainda por cima uma corrida com muitas subidas.
Os primeiros dois quilómetros (mais ou menos) são planos, a partir daí é que se começa a subir e a correr na mata. Para surpresa minha, aguentei bem o desnível do terreno e nunca parei durante a corrida. Tive foi que ter muito cuidado com o terreno em algumas partes do percurso, pois devido à chuva estava muito escorregadio. Devo dizer que a organizacão esteve muito bem a avisar os atletas nessas alturas.
Estive quase a parar para tirar uma fotografia quando passámos perto da marginal, a paisagem era magnífica. Se a distância fosse maior, provalvelmente tinha parado.
A parte final foi sempre a descer para acabar na pista de tartan do estádio. Terminei com um tempo de 50:23m o que dá uma média de 5:40 km. Nada mau.
Acabou por ser um bom treino para as corridas que se aproximam.
No final conheci o Pedro e a Carla e conversámos um pouco.

Não posso facilitar nos treinos durante a semana, senão vai ser complicado cumprir o objectivo para a meia do dia 9 de Dezembro. Ainda tenho um treino de séries  e um treino longo previstos para esta semana. Não posso deixar de os fazer.
 
Aqui ficam as fotos da corrida.

Um bom resto de semana para todos.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Maluco a fazer rampas

PSP de Lisboa - Comunicado

Foi a PSP avisada, através de muitas chamadas telefónicas, de um indivíduo suspeito na zona de Entrecampos. O indivíduo,segundo as denúncias, apresentava-se vestido com roupa desportiva e subia e descia a Av. EUA desde a Av.Roma até á Rotunda de Entrecampos.
Na descida o indivíduo corria muito devagar e tentava normalizar a respiração. Na subida, corria mais ou menos rápido e o seu semblante era carregado.
Depois de uma investigação na zona, apurou-se que este indivíduo é inofensivo.
Trata-se simplesmente de mais um maluco que corre. Aconselha-se a população a não ligar ao referido indivíduo.
Esta situação verifica-se uma vez por semana. O indivíduo aparece misteriosamente e da mesma maneira desaparece.
Mais uma vez referimos que se trata de um maluco que corre e é inofensivo.

Ao serviço da população de Lisboa somos,

                                   Polícia de Segurança Pública.

domingo, 4 de novembro de 2012

Treino longo para a Meia Maratona

O meu melhor tempo na meia maratona foi feito na primeira vez que fiz a distância.
E porquê ? Porque, como era a primeira e não sabia como ía reagir, segui um plano de treinos. Treinei bastante e além disso estava mais magro. Foi em 2008 na Meia Maratona da Ponte 25 de Abril, e o tempo foi de 1h42m.
A partir daí, descuidei-me um pouco nos treinos e sobretudo na alimentação. Engordei alguns quilos.
Continuei a entrar em provas, mas os tempos nunca mais foram iguais aos desse ano.
De lá para cá, concluí mais algumas Meias, mas o tempo andou sempre nas 2h.
Tudo isto para dizer que na próxima Meia Maratona em que vou entrar, quero alterar um pouco estes tempos. Chegar em 1h50m seria muito bom. Vou participar na Meia Maratona de Lisboa que se realiza a 9 de Dezembro.
Já baixei um pouco de peso, ainda não é o ideal mas penso que treinando com qualidade, aquela marca de 1h50m é possível.
Na Meia Rock "n" Roll Lisboa, um dos problemas que senti foi a falta de quilometros nas pernas. A respiração estava boa mas as pernas estavam cansadas. Faltaram os treinos longos.
Geralmente treino entre 40 minutos a 1 hora. A velocidade varia conforme a disposição.
Tenho feito alguns treinos de velocidade e também de rampas. Em relação a rampas, nada melhor do que ter participado na Corrida do Monge no dia 28 de Outubro.
Mas não há dúvida que faço poucos treinos longos.
Hoje decidi fazer um treino de, pelo menos, 1h30m.  Seria obrigatório correr esse tempo e se estivesse bem, continuava mais um pouco.
Não me apeteceu correr num dos sítios do costume, o Estádio Universitário. Então, fui correr pelas ruas da cidade, ali para a zona de Alvalade. Uma vez que andava na rua, e por uma questão de segurança, não levei o mp3.
Eram  11 da manhã, estava uma temperatura agradável e não chovia. Sentia-me bem e corria lentamente, pois o que interessava era colocar quilometros nas pernas.
Aos 50 minutos de treino parei e fui ao carro beber água e tomar um gel. E continuei o treino. A partir desta altura talvez as pernas acusassem mais o esforço.
Não havia muita gente na rua, o tempo ameaçava chuva. Mas havia outras pessoas a correr pela cidade, passei por várias, homens e mulheres.
Uma dessas pessoas foi o João Lima. Não o conhecia pessoalmente,mas tenho acompanhado o seu blogue e sei que anda a treinar para a sua 1ª Maratona.
Estivémos a falar um pouco. Já ía com 27 km de treino ( vai lá vai ). E lá continuou, determinado a atingir o seu objectivo. E tenho a certeza que o vai atingir.
Eu, corri mais um pouco, até fazer 1h40 de corrida. As pernas já estavam com queixas, mas aguentaram-se. Foram quase 16 km a um ritmo lento. Treino muito bom.
Antes da Meia, ainda conto fazer mais dois ou três destes treinos longos.
Espero que, com os treinos durante a semana, chegue para atingir a tal marca de 1h50m.

Boa semana e bons treinos para todos.