segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

GP do Atlântico


Gosto bastante desta corrida e desde há quatro ou cinco anos que nela participo.
É perto de Lisboa, é numa zona bonita e perto do mar, tem sempre muitos atletas e é bem organizada. Só por força maior deixarei de estar presente.
No domingo lá atravessei a ponte 25 de Abril para mais uma participação.
Estava um dia frio mas bom para correr que era o que interessava.
Não demorei muito a chegar à Costa de Caparica e ao local de partida. Logo me apercebi que mais uma vez muitos atletas pensaram como eu e quiseram participar. Eram quase 1700.


 
Foi aqui nesta prova que corri os meus 10 km mais rápidos. Fiz na altura (penso que em 2009) o tempo de 46:11. Estava na minha melhor forma e com alguns quilos a menos.
Os quilos a mais ainda não os perdi, mas a minha forma tem melhorado devido à introdução de séries nos treinos.
Este percurso é quase todo plano, bom para se atingir grandes marcas. Não ia perder muito tempo a tirar fotos durante a corrida.
Portanto, a ideia era dar o máximo para ver se baixava dos 50 minutos.

Obrigado João Lima pela foto

Tinha feito um bom aquecimento e quando foi dado o tiro de partida tentei ir rápido mas não deu, eram tantos os atletas que no primeiro quilometro não fui além de 5:35/km.
A partir daí, aumentei o ritmo e baixei dos 5 min/km. Como nas últimas corridas não tinha conseguido esse ritmo, pensei que não aguentaria muito tempo. Mas os quilometros foram passando e o tempo/km  andava sempre entre 4:46 e 5:01. Comecei a pensar que uma grande marca era possível.
Foi ao passar perto da  praia que o tempo/km aumentou, surgiu um piso de areia que tornou a passada mais pesada.


Passada essa zona, o ritmo voltou a aumentar e cheguei aos 4:50/km.
Nesta altura tive a certeza que o tempo final seria o melhor dos últimos anos.
Era um daqueles dias, o corpo respondia bem ao esforço e eu só pensava que tinha de aguentar assim até ao final. Tinha de baixar dos 50 minutos.
Não pensem que estava a ser fácil, não estava mesmo. A diferença é que estando em melhor forma, aguenta-se o esforço durante mais tempo.
Chegado ao último km vejo que a marca que eu queria ainda era possível de atingir.
Dou o máximo e consigo fazer 4.40/km. Passo pela meta, paro o relógio e vejo a marca de 49:57. Espectáculo!!!
Foi por pouco mas consegui. Fiquei muito contente e a pensar que estou no bom caminho para o grande objectivo de fazer 1h50m na meia de 24 deMarço.


 
Já com a medalha e a t-shirt técnica, regressei a casa orgulhoso da minha corrida.
 
A próxima corrida é a Corrida da Árvore em Monsanto, uma zona muito bonita para correr e tirar fotos. Cá estarei para o relato.
 
Boa semana a todos.
 
 

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Trail do Monte Serves

Ontem estive no Forte da Casa, para participar no Trail do Monte Serves.
Mais uma prova para eu ganhar experiência nos trilhos.





Gostei bastante, apesar da organização ter deixado um pouco a desejar. Falta de pessoas a sinalizar certos locais, poucas fitas a marcar o percurso, dois abastecimentos fracos ( quando cheguei ao 1º, já não havia água para mim ). Andava a pensar comprar uma mochila de hidratação para este tipo de provas, e depois do que se passou ontem não tenho dúvidas que é mesmo necessária. Não ficarei dependente dos abastecimentos.
Mas apesar de tudo ainda bem que participei, as coisas positivas superaram largamente as negativas.
No local da partida encontrei a Rute e um amigo, o Ricardo.


Corremos juntos os primeiros km, depois o Ricardo colocou um ritmo mais forte e desapareceu de vista. Fiz o resto da prova na companhia da Rute, o que foi agradável.
O percurso foi bastante interessante e difícil.




Uma paisagem linda, mas também com muita lama e em alguns sítios com erva muito escorregadia. Estive para me espalhar ao comprido várias vezes.
Houve zonas de muitas silvas, daquelas que arranham muito.
Passámos por dentro de uma Quinta com muitas videiras, uma zona bem bonita.



A determinada altura, passámos dentro de um condominio abandonado. Casas aparentemente novas, mas sem vida. Uma zona fantasma.
Já perto do final, quase que nos perdemos. Tinhamos várias opções para seguir. Vemos alguns atletas ao telemóvel e a fazer gestos como se estivessem a explicar onde estavam. Pediam indicações à organização da prova. Seguimos juntos até ao final. Ainda houve uma altura em quase que tivemos de fazer escalada, tal era a inclinação.


No final senti-me fisicamente muito bem. Foram mais de duas horas a correr e, de vez em quando, também a andar.
Esta foi a prova de trilhos mais difícil em que participei, foram 16 km com várias subidas bem inclinadas e pisos muito variados. Na preparação da meia maratona de 24 de Março, podemos dizer que foi um treino muito bom.

Aqui podem ver todas as fotos que tirei.

A próxima prova será o GP do Atlântico. Uma prova plana e muito rápida, para fazer um bom tempo aos 10 km.

Boa semana e bons treinos.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

20 Km Cascais 2013


Domingo foi dia de participar nos 20 km de Cascais, uma daquelas provas a que não posso faltar. Foi nesta prova, já lá vão uns quatro ou cinco anos, que fiquei com a certeza de conseguir fazer uma meia maratona. Quem corre 20 Km corre 21, não é?
O dia estava encoberto, mas não chovia e a temperatura era a ideal para correr. Compareceram mais de dois mil atletas.



Esta corrida realiza-se na altura do Carnaval, como tal muitos atletas vão mascarados das mais variadas formas o que dá um grande colorido ao evento.
O meu objetivo nesta prova era sentir-me capaz de fazer 1h50m na meia maratona da ponte a 24 de Março. Só tinha treinado duas vezes durante a semana, cansado não estava.
Os primeiros km foram feitos dentro da cidade, coloquei um andamento calmo para ver como me sentia. Passada esta fase entramos na estrada a caminho do Guincho, a parte que mais caracteriza esta corrida. Um trajecto junto ao mar que é um espetáculo. Nessa altura ia tirando umas fotografias.



 

Estava a sentir-me bem e decidi aumentar um pouco o ritmo. Agora era a descer e havia que aproveitar, quando fosse a subir logo se via. E continuava a tirar fotos.


 
 
 

A minha técnica de tirar fotos em andamento ainda não é a melhor, mas dá para ter uma ideia do que foi a corrida.
Em anos anteriores, fiz esta parte do percurso debaixo de muita chuva e vento. Mas no domingo o tempo esteve bom.
Nesta altura da corrida ia muito contente, estava a conseguir manter um ritmo de 5:15/Km.
Vocês sabem como é, vamos a um bom ritmo e apetece esticar ainda mais. São os treinos de séries a fazer efeito.
Chegamos ao retorno (12/13 km) e agora as dificuldades aumentavam. Eram uns km a subir, embora de forma não muito acentuada. Para meu espanto o ritmo não desceu muito. E ainda tinha disposição para as fotos.

 
Vi algumas pessoas conhecidas, como o Pedro , o João Lima e a Isa. A estes últimos consegui tirar uma foto.


Os dois últimos km eram para aumentar a passada. E assim foi, dei o máximo para recuperar o tempo perdido a tirar fotos. Isto de ter fotos no blogue é muito bonito mas perde-se muito tempo. Na meia maratona da ponte não vai haver fotos durante a corrida, o objetivo de 1h50m assim o exige.
Como desta vez tirei muitas, aqui fica um Link para verem todas.
Acabei com o tempo de 1h50m52s. Não foi mau, mas agora não posso desleixar-me nos treinos. Já falta pouco para tentar o objetivo 1h50m na meia maratona.
 
Foto João Lima
Esta foto prova que eu estive presente. Ainda agora não consigo ver o meu nome na classificação. Já sei que houve problemas com os chips, mas mesmo depois de uma correção o meu nome não aparece na classificação final. Nunca me tinha acontecido.
A classificação não era o principal, mas penso que todas as pessoas tem curiosidade de saber em que lugar ficaram. A Xistarca de certeza que está atenta ao problema e continuará a trazer muitos atletas a estas corridas. Eu serei um deles.
 
Sábado, vou fazer mais uma corrida de trilhos. Sempre que puder vou incluir este tipo de provas no meu calendário.
 
Continuação de uma boa semana para todos.
 
 

domingo, 3 de fevereiro de 2013

1º Trail de Bucelas

 
Como tenho dito aqui no blogue, gosto muito de correr em trilhos. Ainda fiz poucas provas deste tipo, a experiência não é muita mas em 2013 quero alterar essa situação.
Eu moro numa cidade grande, cada prova de trilhos é para mim uma aventura. Conheço muitos sítios novos e as suas simpáticas pessoas, corro por terrenos inclinados, com pedras, com lama, atravesso riachos, vejo o verde dos campos, os animais a pastar. Nem me canso. Correr em trilhos dá uma enorme sensação de liberdade.

Foi com estes pensamentos que hoje me desloquei a Bucelas para o 1º Trail Running local.
Em menos de 30 minutos cheguei ao sítio da partida e vi zonas de estacionamento bem identificadas. Levanto o dorsal e junto vem uma garrafa de vinho da região. Mais à frente sou surpreendido com um pequeno mimo, um cacau quente que com o frio que estava soube mesmo bem. Uma organização simples mas com estes pequenos grandes pormenores. Gostei.

 
Perto das 9 horas são feitos os últimos discursos e recomendações.
É dada a partida e.... agora o melhor é colocar aqui algumas fotografias que tirei durante a prova.















As imagens falam melhor do que eu sobre a beleza das provas de trilhos.
Correu tudo bem, pratiquei desporto ao ar livre numa zona que não conhecia e que fiquei a gostar. Acabei todo sujo mas feliz.
Encontrei também pessoal que conheci através dos blogues, a Rute e o João.
Estou atento ao calendário das provas de Trail e sempre que houver uma prova nas redondezas, lá estarei.
Para encarar a semana de trabalho, nada melhor que uma prova de trilhos. Superados os trilhos, venham as obrigações profissionais.
Não é muito importante, mas já me esquecia, fiz os 12 km em 1h24m.

Para a semana temos os 20 km de Cascais. Uma prova diferente mas também muito bonita.

Tenham uma boa semana.