sábado, 27 de abril de 2013

Corrida da liberdade - 25 de Abril


Hoje vivemos em liberdade, mas isso não seria possível sem os acontecimentos do dia 25 de Abril de 1974. Portanto, esta é uma data que deve ser sempre lembrada. Participar na Corrida da Liberdade, é uma das boas maneiras de lembrar o dia. Correr é ser livre.

Domingo participo na meia maratona de Almada, por isso já tinha decidido fazer a corrida da Liberdade a um ritmo confortável. Seria mais um treino leve, só que com muita companhia. E também estava muito calor.
Na quase totalidade do percurso, o meu ritmo andou (+- ) pelos 5:40/km. Para quem andava a correr perto dos 5:00/km, este era um ritmo calmo.
O abastecimento tardou, só lá para os 6 km é que apareceu. E já não era sem tempo, o calor fazia sentir o seu efeito.
Até ao Saldanha, posso dizer que foi a corrida mais lenta que fiz nos últimos meses. A partir daí era a descer, acabei por aumentar um pouco o ritmo. Fiz o tempo final de 59:04 para os cerca de 10,6 km. Apesar do calor, cheguei em muito bom estado. A parte mais difícil da prova acabou por ser depois de cortar a meta. O espaço era curto e o calor era muito, os atletas passaram um mau bocado.





ABRIL SEMPRE !!!
E Corrida da Liberdade também !!!

Neste momento, o meu objetivo é fazer km. Não estou preocupado com tempos. Nas próximas semanas tenho bastantes provas, incluindo duas meias maratonas. Perdi a cabeça e já me inscrevi naquele que será o meu maior desafio até agora. Será no início de Julho. Lá mais para a frente falarei disso, neste momento ainda não acredito que me inscrevi.

Domingo estarei na 1ª Meia Maratona de Almada.

Bom fim de semana a todos!!!

terça-feira, 16 de abril de 2013

O ser humano no seu pior


Neste momento, não posso deixar de me associar a todas as pessoas no mundo que condenam o brutal ataque na maratona de Boston.
Não consigo sequer imaginar o sofrimento causado a todas as pessoas envolvidas.
Porquê uma coisa destas?  Não consigo perceber como é que há pessoas capazes de tal barbaridade.

O Mundo não pode, e não vai, deixar que estes seres desprezíveis levem a melhor.


domingo, 14 de abril de 2013

Corrida do Benfica 2013

 
 
Hoje foi dia da corrida do Glorioso Sport Lisboa e Benfica.
Por razões clubísticas, esta é uma corrida que tenho particular gosto em participar.
Em boa hora o Benfica começou a organizar esta prova, uma prova que sempre teve uma grande participação de atletas. E hoje, entre quem correu 5 ou 10 km, estiveram presentes mais de 10000 atletas. E para ajudar, esteve um bonito dia de sol.
Mas nem tudo foi bom, a partida devia ser dada mais cedo. Começar uma corrida às 11 horas e ainda por cima num dia de muito calor, não me parece correto.

 
Como já tenho dito, os meus treinos tem sido leves. Como tal, não tinha grandes objetivos de tempo para esta corrida. Ia correr a um ritmo confortável e aproveitar para tirar fotos.
E lá fui eu.


 
Passado o 1º km, encontro a Isa e o Eberhard. Tinha conhecido o Eberhard no GP do Atlântico.
Entretanto, continuava a tirar fotos.


O Eberhart ficou um pouco para trás, a Isa e eu seguimos juntos. Ela corria nas calmas, com receio de eventuais dores nas canelas. Eu nas calmas queria correr, por isso decidi que a ia acompanhar. E mais uma foto.

 
A passagem pelo interior do estádio da luz, é um dos momentos altos da prova.
Aproveitei para documentar bem esse momento. 
 
 
 
 
 
A partir daqui, acabaram as fotos. A bateria do telemóvel deu o berro, já não está muito boa. Foi pena, hoje ia tirar dezenas de fotos.
Continuámos no nosso ritmo certinho, a Isa sem dores nas canelas e eu também sem grandes problemas.
Antes do retorno tivemos uma subida na Av. Cidade de Praga, mas foi feita sem grande sofrimento. Depois a descer foi mais fácil e o ritmo subiu um pouco. O pior estava feito e agora só faltavam 2 km. Os abastecimentos foram bem aproveitados, o calor era muito.
Já agora queríamos fazer abaixo dos 60 minutos. Mesmo naquele ritmo calmo, essa era uma marca perfeitamente ao nosso alcance. Fizemos um pequeno forcing final.
Acabei com 59:45 e a sentir-me muito bem.
Este ano já houve uma separação entre quem acabou a prova a correr e quem acabou a andar. Foi um dos pontos negativos da edição de 2012.
 
 
Mais uma medalha, esta com o emblema do Glorioso. Dá logo outro valor.
 
Aqui ficam todas as fotos que tirei até a bateria do telemóvel aguentar.
 
Obrigado Isa pela agradável companhia.
 
Uma boa semana para todos, sempre com a corrida por perto.
 


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Corrida dos Sinos - Mafra

 
Depois da meia maratona da ponte 25 de abril, abrandei um pouco o ritmo dos treinos.
Foram umas semanas um pouco puxadas, por isso resolvi treinar de forma mais descontraída. Tirando um treino de 1h50m no dia 30 de março, todos os outros foram de cerca de 50 minutos e a ritmos confortáveis.
E chegou o dia da Corrida dos Sinos em Mafra.

 
Desde que entro em corridas, esta dos Sinos tem sido obrigatória. É um corrida muito bem organizada, sempre com muitos atletas e com um bonito sino como prémio de participação.

Nesta corrida, o objetivo seria correr sem grandes preocupações de tempo. Quem conhece a prova sabe que a podemos dividir em duas partes, os primeiros 9 km com muitas zonas a descer e os últimos km sempre a subir.



Deu para ver que os treinos que fiz para a meia maratona ainda faziam efeito, na primeira parte da corrida o meu ritmo foi de (+-) 5:20/km. Não pensei que fosse possível.
Durante o percurso havia muita gente a incentivar os atletas, foi importante para manter um bom ritmo. A determinada altura, até houve música popular ao vivo.
Assim fui até ao retorno, agora a subir de certeza que ia ser diferente.
E foi, durante cerca de 3 km andei pelos 5:40/km. Nunca é demais referir, o apoio do público nesta fase da corrida.
Fazia bastante calor, aproveitei bem os abastecimentos.
Nos últimos km consegui aumentar um pouco a passada, o que foi uma agradável surpresa. As pernas estavam a reagir muito bem, nos derradeiros 1500 metros fiz um forcing para ver se baixava de 1h20m. Não deu, mas acabei por fazer a boa marca de 1h20m48s.
A meta estava instalada na pista do estádio e as bancadas com muitas pessoas. É sempre agradável acabar uma prova num estádio.


Recebi mais um sino, já é o sexto. Não é pelos prémios que entro em corridas, mas gosto de ter um troféu como este para recordação.


Para o ano estou lá outra vez.
Podem ver aqui todas as fotos que tirei.

Para a semana estarei na corrida do Glorioso Sport Lisboa e Benfica.

Bons treinos para todos.