domingo, 29 de dezembro de 2013

1º Trail do Cabo Espichel


Tinha grandes espectativas para esta prova, tendo em conta a sua localização, de certeza que seria uma prova bem bonita.
Fiz a viagem na companhia da Rute (amiga e colega de equipa nos "4 ao km"), foi bastante agradável, tirando os pequenos enganos no trajecto. Que é que foi? Não tenho (nem quero) GPS!

Lá chegados, levantámos os dorsais e fui beber um café na sede do GDU Azoia. Sem café não é a mesma coisa.
Junto com o dorsal vinha...uma pen??? Não conhecia aquilo, parecia uma pen presa a um elástico, afinal parece que era o sistema de controle durante a prova. A ideia era colocar num dedo e em determinadas alturas do percurso, introduzir num pequeno aparelho que faria a sua leitura.

Como sempre em trilhos, a ideia era correr o máximo possível, desfrutar da paisagem e tirar muitas fotos.


Não larguei o telemóvel, vou escrever pouco e mostrar muitas fotos. Escolhi uma foto para cada altura do percurso, depois no final podem ver todas as que tirei, e foram muitas.






































Como puderam ver, foi uma prova muito bonita e não muito difícil, deu para correr durante grande parte do percurso.
O tal controle de que falei no inicio, funcionou perfeitamente, era só chegar, colocar o chip no aparelho e esperar pelo acender da luz. Os abastecimentos foram muito bons, com fruta e um bolo que era uma maravilha. No final também deu para tomar um banho.
A minha prova correu bem, com a particularidade de ter corrido sozinho entre os 15 e os 20 km. Só a partir dos 23 km é que comecei a ter ameaça de cãibras. Abrandei e sempre que senti maior impressão, andei. Claro que nesta fase, tirei poucas fotos, só me lembrava das cãibras no final da maratona em outubro. A provar o bom ambiente que se vive neste tipo de provas, um experiente atleta que se apercebeu das minhas dificuldades, logo se prontificou a partilhar comigo uma garrafa de isotónico e a dar-me conselhos para o futuro. Consegui aguentar até ao final, desta vez a coisa ficou-se pelas ameaças. Acabei com o tempo de 4h03m.


Para primeira edição, a organização da prova esteve muito bem. É uma prova a repetir em 2014.

Podem ver todas as fotos aqui.

Quero agradecer a companhia da Rute durante a viagem, nem se deu pelo tempo passar.

A seguir vem as São Silvestres, dos Olivais e da Amadora.
A São Silvestre dos Olivais vai ser especial, vou estrear-me como atleta da equipa "4 ao km".

Como só devo aparecer por aqui para o ano, quero desejar a todos

UM FELIZ ANO DE 2014!

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Meia dos Descobrimentos, Treino Solidário e...o Coração

Calma que o blogue não acabou, nem vai acabar.
Um dos motivos desta ausência, tem sido o grande volume de trabalho que tenho tido. Estamos na altura do inventário e a carga horária aumentou consideravelmente, não me apeteceu escrever.
Outro motivo, e não menos importante, foi ter começado a namorar com uma pessoa vossa conhecida. Mas já lá vamos.

Começando a por a escrita em ordem, no dia 8 de dezembro participei na 1ª Meia Maratona dos Descobrimentos.
Esteve um dia muito frio, cerca de 5 graus. Prefiro o muito frio ao muito calor.
Algumas fotos antes da partida.

Orlando, João, Eberhard, eu e a Isa



Uma novidade, antes da partida fui convidado pelo João Lima, para entrar para os "4 ao Km", aceitei e estou ansioso para estrear a amarelinha na São Silvestre dos Olivais.
Já na zona da partida, percebi que o João estava com vontade de dar o máximo e fazer um grande tempo. Eu decidi que ia fazer a prova com a Isa, ia ajudá-la a baixar das duas horas. A Isa não estava muito confiante, mas eu ia tentar puxar por ela.
Mal é dada a partida, o João desaparece de vista e fico eu e a Isa a combinar a melhor estratégia para a prova. Para baixar das duas horas, a Isa não podia começar muito lenta.
A ideia era que o ritmo fosse sempre nos 5.50/km, para nos últimos km apertar um pouco mais. Para minha surpresa, a Isa aguentou-se muito bem e corremos quase sempre a 5.30/km. Houve alturas em se abrandou um pouco, para a Isa se recompor, mesmo nessas alturas a Isa conseguia manter o seu belo sorriso.
O João é que nunca mais o apanhámos, estava com a força toda e fez um dos seus melhores tempos na meia maratona, 1.58.26. Passados cerca de 26 segundos, cheguei eu e a Isa, o objectivo foi atingido. Fiquei muito contente por ter ajudado a Isa a baixar das2 horas.
 
Mais algumas fotos.














Orlando, João, Sandra, Nuno, Isa e eu
Gostei muito desta prova, foi a 1ª edição e a organização esteve à altura. E também gostei do convívio com os amigos, foi uma grande manhã de domingo.
Aqui podem ver todas as fotos.

No sábado seguinte, participei no Treino Solidário correr Lisboa.
O objectivo deste treino, era ajudar as crianças da Casa Sol, levando alguns bens de primeira necessidade.
O treino realizou-se no bonito Parque da  Tapada da Ajuda, local em que está inserido o Instituto Superior de Agronomia ( ISA ).
A Isa frequentou o ISA, e foi a nossa guia durante o treino.
Tive a companhia da Isa, do João e da Marta. Antes do treino, a Marta foi convidada para pertencer aos "4 ao Km" e aceitou, estamos a criar uma grande equipa!
Era um treino, ninguém estava preocupado com tempos, mas sim apreciar a companhia e a bela paisagem.
Foi um percurso muito bonito, mas também teve subidas difíceis. Foi um treino de grande qualidade.
Algumas fotos.

 
 
Depois do treino, fomos à Casa Sol entregar os bens que tínhamos trazido e também cantar. É verdade, fomos convidados a cantar 3 canções de Natal. Cantar não é o meu forte, mas devo dizer que até gostei. E no meio de todos, ninguém se apercebeu da minha falta de qualidade.
 

 
Foi a primeira vez que participei num treino destes, gostei muito e conto participar noutras ocasiões.
 
O quê? Ainda não perceberam quem é a tal pessoa?
Não acredito, mas está bem eu digo, é a Isa. Estou a gostar muito de correr a seu lado.
 
 
 
Desejo a todos
 
Um Feliz Natal, com paz e muita saúde!