Em Maio deste ano participei na Corrida do Guincho, e desde logo fiquei adepto dos trilhos. Marquei logo no meu calendário os Trilhos de Monsanto, prova que se realizava em Agosto. Infelizmente,e com muita pena minha, esta prova foi cancelada.
Tomei então conhecimento no site Terras de Aventura que havia esta Corrida do Monge, que se realizava práticamente na mesma zona da Corrida do Guincho. Não hesitei e quando chegou a altura fiz a inscrição.
Pois bem, a corrida foi este Domingo e o mínimo que posso dizer é que foi INCRÍVEL !!!
Superou todas as espectativas.
Foi a minha segunda corrida em trilhos mas sei que vou fazer mais.
Quem ainda só correu em estrada não imagina o prazer que é correr na natureza.
Hoje fiz a inscrição no G.P Fim da Europa 2013. Uma corrida muito bonita.
Já conhecia o caminho e rápidamente cheguei ao local da corrida. Levantei o dorsal e como ainda era cedo, fui para o carro ler um jornal desportivo. O Benfica tinha ganho no dia anterior, portanto estava tudo a correr bem.
Quando faltava cerca de meia hora para o início da corrida, coloquei o dorsal e fui para a partida. Esperava encontrar a Corre como uma menina. Não a conhecia pessoalmente, mas já tinha visto umas fotos dela na Meia maratona da ponte Vasco da Gama. Vi uma rapariga que me parecia ela, mas não tinha a certeza absoluta. Fiquei um pouco a olhar discretamente e resolvi arriscar. Era ela mesmo. Estava acompanhada da Isa que eu também só conhecia dos blogues. Duas simpáticas meninas. Acabei por conhecer também o Jorge Branco e o João. O Jorge é um corredor com mais experiência e que gosta de ajudar quem há pouco começou neste mundo das corridas. Ficámos um pouco á conversa.
Começa a corrida e a subida. Os primeiros 4 ou 5 km são a subir e em caminhos mais ou menos largos. De vez em quando lá aparecia uma parte plana mas era por pouco tempo.
O Jorge com o seu passo certinho, desapareceu da nossa vista. Eu, a Rute, a Isa, o João e um amigo dele, acabámos por fazer a corrida juntos.
Dos 5 até aos 9 km (mais ou menos) a corrida foi muito técnica. Passámos por caminhos estreitos e com diversos obstáculos. Foi preciso muita atenção para não dar com o pé ao lado ou ficar preso numa raiz. Estava tudo muito bem sinalizado e ainda havia pessoas a ajudar em alguns locais.Esta parte foi simplesmente espectacular. E não custou muito. O pior vinha a seguir. Segundo uma das pessoas que estava a dar indicações aos atletas, vinha aí a "jeitosa".
Aparece então uma subida colossal ( onde é que eu já houvi isto ? ) que teve, como é obvio, de ser feita a andar.
![]() |
http://vaicorrerlonge.blogspot.pt/ |
Passada esta autêntica parede, foi sempre a descer até á meta. O pior estava feito.
O tempo não é o mais importante quando se corre em trilhos. Pelo menos para mim não é.
O importante é estar no meio da natureza e respirar ar puro. E estando em boa companhia melhor.
No final recebemos uma bonita t-shirt, água, sumo, uma macã e um pão com chouriço.
O pão com chouriço estava uma maravilha.
Não tenho fotos porque não levei o telemóvel, e foi pena. Tive bastantes oportunidades de tirar fotos á bonita paisagem. Na próxima corrida de trilhos já não cometo esse erro.
Gostei de conhecer as pessoas que referi anteriormente e de certeza que nos vamos encontrar por aí numa corrida.
Boa semana e bons treinos para todos.