De certeza que esta prova é uma das mais bonitas que se realizam em portugal. A serra de Sintra é um local lindo, quem tem a sorte de participar quer sempre voltar. É o meu caso.
Em 2012 não foi possível a realização da prova, felizmente que este ano as dificuldades foram ultrapassadas e o GP Fim da Europa foi uma realidade. A organização está de parabéns.
Chovia quando cheguei a Sintra e tudo levava a crer que ia estar assim durante a corrida.
Fui levantar o dorsal e entregar a mochila com uma muda de roupa e a chuva continuava. Aguardei no carro até a altura de ir para o aquecimento. Entretanto, chegavam cada vez mais carros com atletas. Estavam entusiasmados.
Quando vou para o aquecimento já práticamente não chovia.
Ora bem, qual era a minha ideia para esta prova? Em 2009 (útima vez que participei) tinha feito o tempo de 1h41m, portanto a ideia era fazer abaixo desta marca. Não era fácil.
Começa a prova e os primeiros três km são sempre a subir. Vou com cuidado para ver como o corpo reage ao primeiro desafio, durante a semana tive uma pequena dor no joelho direito. Felizmente a dor não apareceu.
Deu para ver algumas árvores derrubadas pelo temporal da semana passada. Parece que de madrugada ainda andaram a desobstruir o percurso da prova.
A dificuldade da subida é minimizada pela beleza do que nos rodeia. Um olhar para a natureza à nossa volta e já subimos mais umas dezenas de metros sem dar conta.
Depois destes primeiros km, entramos numa fase de subidas moderadas, zonas planas e algumas descidas. Aproveito nesta altura para esticar um pouco a passada, estava a sentir-me bem.
A paisagem continuava linda, a que se juntou um nevoeiro não muito cerrado. Ainda ficou melhor.
Gostei bastante desta parte da prova, corria com alegria ao mesmo tempo que evitava as poças de água.
Chegamos ao km 10 e a uma parte em que andei cerca da duzentos metros.
Estava à nossa frente uma verdadeira parede. Corria tão devagar que decidi que o melhor era andar. E na verdade, consegui acompanhar algumas pessoas que corriam.
Depois desta subida foi sempre a descer. Como tenho tido alguns problemas com os joelhos, pensei resguardar-me um pouco. Mas não me aguentei, acelarei por ali abaixo e fiz os últimos 4 km na casa dos 4:50. Conseguir este ritmo em terreno plano é que era.
Os derradeiros 500 metros custaram mais, a descida já não era tão acentuada e as pernas tiveram que trabalhar mais.
Fiquei contente com a minha prestação.
![]() |
Eu, cheio de estilo (foto João Lima ) |
A mochila com a muda de roupa lá estava à minha espera. Troquei de roupa e entrei no autocarro que não demorou muito a iniciar a viagem de regresso a Sintra.
Estava cansado mas contente por ter participado. Foi uma manhã muito bem passada.
Prova muito bonita e bem organizada.
Para o ano contem comigo novamente.
Boa semana para todos.