Tenho andado aqui com uns pensamentos que me atrofiaram a vontade de escrever. Não é nada de grave, há coisas piores e esta situação acabará por passar. A corrida tem sido uma grande ajuda nesta altura.
Então o que é que ando a fazer em termos de corrida?
Depois de ter feito a inscrição na Maratona, logo tratei de arranjar um plano de treinos. Procurei na internet e falei com algumas pessoas, nomeadamente o João Lima que partilhou comigo o seu (e da Isa) plano de treinos. Mas como eu gosto de dar um toque pessoal ás coisas, misturei tudo e criei o Plano de treinos do Vitor para acabar uma Maratona em condições razoáveis.
O plano consiste em cinco treinos com dois dias de descanso pelo meio. No final dos treinos, faço alongamentos e abdominais.
Durante os dias de semana, 2ª descanso, treino 3ª (10 km com algumas séries pelo meio), 4ª (10/12 km de corrida leve),5ª (10 km com 3/4 km a um ritmo um pouco mais forte), 6ª descanso. No fim de semana corro os dois dias, um treino leve (5/10 km) e um treino longo (25 km ou mais), a ordem varia conforme a disponibilidade ou companhia. Ao treino longo é proibido faltar.
É muito? É pouco? Até agora tem corrido bem, os dias de descanso tem sido suficientes.
Mas estou sempre atento a sugestões que alguém experiente queira fazer.
Falando dos treinos, durante a semana tenho cumprido o estabelecido no papel. Os treinos mais técnicos de 3ª e 5ª tem custado, mas faço um esforço porque sei que me vão dar mais resistência e (alguma) velocidade.
Durante o fim de semana, tenho feito os treinos longos com companhia.
No domingo dia 11, estivemos em Cascais a correr 25 km. O trajecto era (+-) o dos 20 km de Cascais, apenas aumentámos uns km na altura do retorno. A zona do guincho é muito bonita, mas naquele dia também estava muito calor. Sofremos um pouco. Temos de agradecer á filha e ao genro do João pelas águas fresquinhas.
Aqui está a foto de grupo.
![]() |
Eu, João, Isa e Pedro |
O início do treino foi ás 8 h, logo a temperatura estava um pouco mais baixa.
Foi um grande treino, fomos falando e os km passaram num instante. A Carla e Jaime estavam a pensar correr metade da distância, acabaram por correr 22 km. Com companhia é assim, vamos um pouco mais longe.
Pessoalmente, senti-me muito bem e fiquei muito contente por não ter tido qualquer tipo de dor. E subi a Av. Almirante Reis sem parar, quando já tinha cerca de 24 km nas pernas!
A Carla e o Jaime, que tinham ficado no Cais do Sodré, juntaram-se a nós no final e ainda trouxeram uns bolinhos e Coca-Cola. Ficámos um pouco em agradável convívio.
![]() |
Jaime, Eu, João, Pedro, Isa e Carla |
No próximo sábado mais outro treino longo, desta vez 30 km. Espero que corra tão bem como este.
Boa semana para todos!