terça-feira, 21 de janeiro de 2014

São Silvestre da Amadora e mergulho em Carcavelos

 
Com bastante atraso, aqui vai o relato da São Silvestre da Amadora.
No dia anterior a esta prova, tinha feito a estreia pelos "4 ao km" na São Silvestre dos Olivais e não sabia como estaria fisicamente. Dei o meu máximo e isso de certeza que iria ter consequências.
Esta prova da Amadora era importante para a equipa, com 8 atletas inscritos, ia ser batido o record de participação numa prova.


Carla, João, Isa e Eu
Carlos, Jaime, Eberhard e Lúcia
Participei pela primeira vez em 2012 e comprovei o que me diziam sobre a prova, percurso com alguma dificuldade e com muita gente a assistir e a incentivar, apesar da chuva que caiu nesse dia.Nesta edição, o meu principal objectivo era ajudar a minha namorada Isa a bater a sua melhor marca aos 10 km. Estava cansado do dia anterior, será que ia conseguir ajudar alguma coisa?
Houve alterações no percurso deste ano, já não iriamos ter a famosa subida dos comandos, o que não queria dizer que a prova fosse fácil.
A Isa não estava muito confiante nas suas capacidades e eu só durante o decorrer da prova saberia como estava a minha condição física.
A prova tinha partidas separadas para homens e mulheres, a Isa ia partir com os homens para podermos correr juntos.
Os primeiros três km foram complicados, muitas subidas e feitas a um ritmo muito baixo para quem queria bater o seu record. Concordámos os dois que não era dia para grandes marcas. Mas também não queríamos ir em ritmo de passeio, fizemos um esforço e conseguimos estabilizar nos 6 min/km.
Como previsto, a população da Amadora desceu à rua para aplaudir e incentivar os atletas. Milhares de pessoas nas janelas dos prédio e nos passeios, sempre com uma palavra de apoio para o esforço dos atletas.
Aproveitámos as descidas para aumentar um pouco o ritmo, estávamos a subir de rendimento e começámos a pensar numa marca melhor. A Isa estava agora a sentir-se muito bem e nas descidas chegámos a baixar dos 5 min/km, incrível!
Os três últimos km foram muito rápidos, recuperámos os minutos perdidos no inicio da prova. A minha condição física já não era grande coisa nesta altura, mas ao ver a Isa a subir de rendimento, dei o máximo que podia e ela conseguiu sempre acompanhar-me.
Já perto da meta, comecei a fazer contas de cabeça e percebi que ainda era possível bater o melhor tempo da Isa aos 10 km. Disse-lhe que era possível e nos 500 metros finais corremos que nem loucos. E foi possível, cortámos a meta com 54:53, o novo máximo da Isa. Ela só precisava de um pequeno incentivo.


Não tens que agradecer, o prazer foi todo meu :) Fiquei feliz por ti.
Toda a equipa se portou muito bem, o ambiente desta prova é espectacular e "obriga" a malta a correr rápido.

Os 8 atletas com a Mafalda lima e a Sandra, uma verdadeira equipa
Para o ano lá estaremos outra vez na São Silvestre da Amadora.

Depois de uma grande passagem de ano na companhia da Isa, às 10 horas da manhã já estávamos em Carcavelos para um mergulho na água gelada. A ideia foi da Isa, devo confessar que nunca me passou pela cabeça fazer uma coisa destas. Mas houve alguém que me convenceu facilmente.

Isa, Vitor, Rute, Lúcia, João e Sandra

Gostei muito, não senti frio e diverti-me imenso, toda a gente se divertiu. Nós e as centenas de pessoas que estavam lá para o mesmo. Para o ano queremos voltar.

Bem, agora vem a primeira prova do ano - Trilho dos abutres.
Será no próximo sábado e não vai ser nada fácil.

Boas corridas para todos!

sábado, 4 de janeiro de 2014

São Silvestre dos Olivais - A estreia pelos "4 ao km"

 
Já participo em provas há alguns anos, mas sempre como individual. A partir do momento que crio o blogue, começo a conhecer mais pessoas e também a perceber o que é isso de pertencer a uma equipa. Para pertencer a uma equipa, não era preciso fazer grandes marcas.
Como já disse aqui, no dia da Meia Maratona dos Descobrimentos (8.12.2013), fui convidado pelo João Lima para pertencer aos "4 ao km". Fiquei admirado que alguma equipa quisesse o meu contributo, mas aceitei com muito gosto. Já conhecia a maior parte dos elementos da equipa, se não pessoalmente, pelo menos através dos blogues.
Fui posto à vontade em relação às regras da equipa:
"Nós encarnamos o verdadeiro espírito de atleta de pelotão, onde cada um corre o que quer ou pode e onde quer. Não há qualquer obrigação, alem do dever de cumprirmos com as regras e espírito desportivo". Portanto, seria um grupo de amigos que adora correr e que cumpre as regras do desportivismo. Não era preciso dizer mais nada. Agora só faltava a estreia com a camisola amarela dos "4 ao km".

Finalmente chegou o dia da estreia, a São Silvestre dos Olivais. O João Lima fez questão de estar presente, assim como a minha namorada Isa.


Nas horas anteriores à prova, só pensava que tinha de fazer boa figura, senti um pouco a responsabilidade. Como é evidente, não andamos aqui só para fazer grandes marcas, mas queria fazer um bom tempo no dia da estreia pela equipa. Os devaneios alimentares do Natal não faziam prever grandes tempos, mas o facto de ser a estreia, a presença de amigos e da namorada, talvez dessem a energia necessária. Posso desde já dizer, que foi isso que aconteceu.

Eu e o Eberhard

O percurso teve algumas alterações, gostei deste novo formato.
A temperatura estava ótima para correr, por isso, desde o inicio que coloquei um ritmo muito perto dos 5 min/km. Tinha de fazer uma boa marca!
Este novo percurso tinha algumas subidas "interessantes", mas não sei o que se passava, eu sentia-me muito bem e não tive grandes dificuldades. A única coisa de que tinha receio eram as cãibras, tenho tido algumas ameaças durante as últimas provas, mas felizmente até essa parte correu bem. De todas as vezes que participei, penso que foi esta a edição com mais apoio popular, isso também ajuda os atletas.
Mantive-me sempre perto dos 5 min/km, nos últimos 3 km cheguei a pensar num tempo abaixo dos 50 minutos, mas as tais subidas "interessantes" não estiveram pelos ajustes. Eu estava bem, mas mesmo assim o ritmo baixou.


Mas ainda dava para terminar com um tempo muito bom, fiz um forcing final e acabei com 50,54 min. Fiquei contente, foi uma boa estreia pela equipa "4 ao km". Fui cumprimentado pelo João e pela minha Isa, também estavam contentes por mim. Muito obrigado pela vossa presença.

Gostei da sensação de correr por uma equipa (toda a gente conhece os 4 ao km) e gosto dos valores pelos quais a equipa se rege, amizade, desportivismo e boa disposição.

Obrigado ao João pelo convite, também aos outros membros da equipa, pois foram consultados e deram parecer positivo.