No dia anterior a esta prova, tinha feito a estreia pelos "4 ao km" na São Silvestre dos Olivais e não sabia como estaria fisicamente. Dei o meu máximo e isso de certeza que iria ter consequências.
Esta prova da Amadora era importante para a equipa, com 8 atletas inscritos, ia ser batido o record de participação numa prova.
Carla, João, Isa e Eu Carlos, Jaime, Eberhard e Lúcia |
Houve alterações no percurso deste ano, já não iriamos ter a famosa subida dos comandos, o que não queria dizer que a prova fosse fácil.
A Isa não estava muito confiante nas suas capacidades e eu só durante o decorrer da prova saberia como estava a minha condição física.
A prova tinha partidas separadas para homens e mulheres, a Isa ia partir com os homens para podermos correr juntos.
Os primeiros três km foram complicados, muitas subidas e feitas a um ritmo muito baixo para quem queria bater o seu record. Concordámos os dois que não era dia para grandes marcas. Mas também não queríamos ir em ritmo de passeio, fizemos um esforço e conseguimos estabilizar nos 6 min/km.
Como previsto, a população da Amadora desceu à rua para aplaudir e incentivar os atletas. Milhares de pessoas nas janelas dos prédio e nos passeios, sempre com uma palavra de apoio para o esforço dos atletas.
Aproveitámos as descidas para aumentar um pouco o ritmo, estávamos a subir de rendimento e começámos a pensar numa marca melhor. A Isa estava agora a sentir-se muito bem e nas descidas chegámos a baixar dos 5 min/km, incrível!
Os três últimos km foram muito rápidos, recuperámos os minutos perdidos no inicio da prova. A minha condição física já não era grande coisa nesta altura, mas ao ver a Isa a subir de rendimento, dei o máximo que podia e ela conseguiu sempre acompanhar-me.
Já perto da meta, comecei a fazer contas de cabeça e percebi que ainda era possível bater o melhor tempo da Isa aos 10 km. Disse-lhe que era possível e nos 500 metros finais corremos que nem loucos. E foi possível, cortámos a meta com 54:53, o novo máximo da Isa. Ela só precisava de um pequeno incentivo.
Não tens que agradecer, o prazer foi todo meu :) Fiquei feliz por ti.
Toda a equipa se portou muito bem, o ambiente desta prova é espectacular e "obriga" a malta a correr rápido.
Os 8 atletas com a Mafalda lima e a Sandra, uma verdadeira equipa |
Depois de uma grande passagem de ano na companhia da Isa, às 10 horas da manhã já estávamos em Carcavelos para um mergulho na água gelada. A ideia foi da Isa, devo confessar que nunca me passou pela cabeça fazer uma coisa destas. Mas houve alguém que me convenceu facilmente.
Isa, Vitor, Rute, Lúcia, João e Sandra |
Gostei muito, não senti frio e diverti-me imenso, toda a gente se divertiu. Nós e as centenas de pessoas que estavam lá para o mesmo. Para o ano queremos voltar.
Bem, agora vem a primeira prova do ano - Trilho dos abutres.
Será no próximo sábado e não vai ser nada fácil.
Boas corridas para todos!