sábado, 8 de fevereiro de 2014

Trilho dos Abutres


Mais uma vez atrasado, cá vai o relato do Trilho dos Abutres.
A Isa quis acompanhar-me a Miranda do Corvo, apesar de não participar na prova. Com a sua companhia, a viagem foi muito mais agradável.
Chegámos já com pouco tempo para levantar o dorsal e fazer o controle. Depois de receber o dorsal e com o controle feito, encontro o Carlos Cardoso, mas o tempo era pouco e não deu para falar muito. Fica para outra prova.


Uma camioneta fez o transporte dos atletas para o local da partida em Vila Nova. Uma viagem curta.
No local da partida, deu para sentir o entusiasmo dos atletas acerca deste Trilho dos Abutres, ouvi o pessoal a dizer que era uma prova muito difícil. Fiquei de pé atrás, mas não havia de ser nada.


Dada a partida, os primeiros km foram feitos em caminhos de terra mais ou menos largos, aqui ainda consegui correr alguma coisa, apesar de algumas subidas.

 
Daqui em diante começam os verdadeiros trilhos, caminhos estreitos e com alguma lama, a exigir muita atenção para não se escorregar.
Aparecem também os primeiros cursos de água, molhamos os pés na primeira de muitas vezes.





A paisagem à nossa volta era linda. Nunca me consigo concentrar só na prova, fico a olhar feito parvo para a beleza destes sítios.
A temperatura estava boa, guardo o corta vento na mochila para ficar mais à vontade.
E começa a escalada, temos de subir por caminhos de rocha e raízes de árvores com a ajuda das mãos. Esta foi a razão porque tirei poucas fotos, tinha as mãos sempre cheias de terra.
A lama tornava o piso muito escorregadio, nesta prova bati o meu record de espalhanços, devo ter batido com o rabo no chão mais de dez vezes, no mínimo.
Quando não havia trilhos estreitos com lama, tínhamos outro tipo de dificuldades, subidas bastante inclinadas que custavam bastante a ultrapassar.





Tudo muito bonito, não é verdade?
Houve alturas que deu para correr um pouco, mas logo surgia uma nova zona para trepar ou um curso de água para atravessar. Havia uns troncos de madeira para ajudar a atravessar os cursos de água, estavam era muito escorregadios e alguns atletas caíram ao tentar passar, felizmente sem consequências de maior.
Durante a prova conheci um atleta de Coimbra, o Tiago Simões. Começámos por falar de dificuldades encontradas noutras provas e acabámos por fazer a prova juntos. O nosso ritmo era mais ou menos o mesmo.
Já falei da água, foi uma constante ao longo da prova. Dava para tirar a lama dos pés e também dava para tirar bonitas fotos.





E os desafios continuavam, em certas zonas havia cordas e correntes para o pessoal se agarrar, tal eram as dificuldades colocadas.
A organização da prova é de qualidade, nas zonas mais perigosas havia sempre alguém da organização ou dos bombeiros para qualquer eventualidade.
Na segunda metade da prova, houve algumas descidas em que deu para correr e melhorar um pouco o tempo de prova. No final de uma dessas descidas, saímos do meio da vegetação e entrámos numa zona aberta em que o vento era forte e frio. Por esta altura cheguei a pensar em vestir o corta vento, mas passados cerca de 200 metros entrámos novamente no quentinho da vegetação. Foi a única altura em que tive muito frio.
Já depois dos 20 km, num dos abastecimentos, fiquei a saber que a prova não seria de 23 km, mas de 25 ou 26 km. Não estava à espera, mas lá teriam que ser feitos. Os abastecimentos estavam muito bem fornecidos, havia laranja, bananas, torradas com mel, coca-cola, água e mais qualquer coisa que agora não me lembro. Foram uns minutos bem gastos.
Os últimos km de prova, já foram feitos por caminhos dentro da povoação. Estávamos esgotados, apesar do piso ser plano, tivemos de andar algumas vezes.
Mas conseguimos chegar à meta sem mazelas de maior, o nosso tempo nos 26 km de prova, foi de 5h22m.

Nós os dois, lá atrás
 
A precisar de um bom banho

Antes da prova, disse à Isa que esperava demorar 4h e pouco, vejam bem a minha ingenuidade.
Falei muito das dificuldades da prova, mas adorei cada km. Foi a prova de trilhos mais difícil que fiz, mas para o ano quero participar outra vez.

Uma palavra para o Tiago Simões, gostei de ter feito grande parte deste desafio na sua companhia.

Como disse no inicio, a Isa fez questão de me acompanhar nesta viagem, passou a manhã a conhecer Miranda do Corvo e a ver a chegada dos atletas mais rápidos. Foi preciso uma grande paciência para aguentar aquelas horas todas. Ao chegar ao pavilhão, gostei muito de olhar para a bancada e de a ver a acenar. Muito obrigado Isa.

Quero ver se durante a próxima semana falo do Trail de Bucelas, outro desafio bastante interessante.

Boa semana para todos!

11 comentários:

  1. Realmente são paisagens espectaculares, adorei as cascatas (e também gostava de as ter atravessado) :)
    Estes provas duras só te tornam mais forte, estás de parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rute!
      Tenho a certeza que ias adorar. Para o ano já sabes...
      Foi muito dura, mas a beleza dos locais amenizou um pouco a dificuldade.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Bom... quando se bate um record costuma-se dar os parabéns, mas neste caso penso que o record de espalhanços não será para parabenizar... Ou será que sim pois divertiste-te e não te aleijaste?

    Parabéns pela prova e pelas bonitas paisagens com que foste prendado.

    Força para mais!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João.
      Foi isso mesmo, diverti-me e não me aleijei. Foram uns espalhanços fraquinhos :)
      Aquela zona é lindíssima!

      Abraço

      Eliminar
  3. Eu só vim aqui para te dar os parabéns por uma coisa....por finalmente teres escrito o artigo sobre os Abutres! =P

    Agora a sério. Parabéns pelo desafio superado. Bem vi como outros atletas chegaram e bem vi como tu chegaste. Percebia-se logo que não tinha sido pêra doce, mas tu conseguiste! Fiquei muito feliz e orgulhosa por ti.

    Beijos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa.
      Tens razão, esta prova merecia um relato em cima do acontecimento. Tenho que melhorar a minha relação com o blogue, não quero defraudar os meus leitores.
      A prova foi difícil, mas ao ver-te na meta fiquei logo bom.

      Beijos grandes

      Eliminar
  4. Espectáculo...e que belas fotos !
    ...pelo que li, sim , muito duro e dificil , mas é assim mesmo que nós queremos !! :D é a tal cena: "se fosse fácil...

    Parabens Vitor , grande aventura superada...

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Artur.
      Para o ano tens que ir, é um bom desafio para ti.

      Abraço

      Eliminar
  5. Muitos parabéns pela prova.

    Deu para ver que não foi nada fácil fazer aqueles 25 kms.

    Continuação de bons treinos e boas provas.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Fernando.
      Não foi fácil, mas a beleza do local compensou o sacrifício.

      Bons treinos

      Eliminar
    2. Grande Vitor foi com enorme prazer que fiz esta grandiosa prova de trail contigo. Eu ja sabia de antemão que iria ser uma prova muito difícil, visto que as edições anteriores também o foram.
      No entanto tudo se torna mais fácil quando vamos com um "camarada" que nos da força quando ela já não existe.
      Só me resta agradecer e até uma próxima.

      Bons treinos
      Abraço

      Eliminar