segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos


02.08.2014


Em 2013 participei nesta prova pela primeira vez, gostei muito de correr até às 2h da manhã e sabia que ia voltar no ano seguinte.
E voltei, mas desta vez vim acompanhado pela minha namorada Isa. Desde que namoramos, ela passou a ser a minha companheira em todas as provas. Adoro correr a seu lado!
Mas não viemos sozinhos, o casal João e Mafalda Lima acompanhou-nos durante todo o dia.
Durante a tarde, passeámos pela Feira Medieval, era o último fim de semana de feira e havia muita gente por lá.



Tanta coisa interessante para ver e comer, ficámo-nos pela Ginjinha em copo de chocolate e pelos pasteis de nata de chocolate.


Foi uma tarde muito bem passada e em boa companhia!



Depois de um jantar leve, equipamo-nos e fomos ver a partida dos 50 km, havia muita gente conhecida. Aplaudimos e acenámos em sinal de apoio. Já quando estavam quase todos a passar, um atleta tropeça e torce o pé. Ainda se levantou para ver a dimensão da lesão, mas já não conseguiu participar. Que frustração, iniciar a prova e correr apenas alguns metros!

Já no nosso local de partida, encontrámos outro elemento dos 4 ao km, a Rute, a conversa ajudou a passar o tempo até ao inicio da prova.


A partida foi dada debaixo de uma chuva miudinha, e era preciso muito cuidado para não escorregar na calçada. Lembram-se do azarado atleta dos 50 km? Por pouco não me acontecia o mesmo, escorrego e levo bruscamente a mão esquerda ao chão para me amparar. Fiquei com uma impressão no pulso, mas felizmente não foi nada de muito grave.
Os primeiros km são feitos dentro da povoação, com a população a aplaudir a nossa passagem pelo alcatrão e calçada.
Durante estes km, a Rute acompanha-nos, depois perdemos contacto com ela e seguimos só os dois. Quer dizer, nesta altura ainda tínhamos a companhia de outros atletas, mais à frente é que haveríamos de ficar mesmo sozinhos.
O ano passado, a prova foi mais plana, esta edição foi muito mais técnica, fomos avisados disso logo no briefing inicial.
Tivemos subidas que geraram engarrafamentos, descidas feitas com a ajuda de cordas, raízes e troncos no meio do caminho, mas também algumas zonas planas em que deu para correr. Tudo isto com muito cuidado, correr com a luz dos frontais exige muita concentração, acabamos cansados fisicamente e mentalmente.
O piso também foi variado, houve alcatrão, terra batida, areia, zonas com erva em que era preciso cuidado para não torcer um pé.
O ano passado, não vi lagoa nenhuma, este ano deu para a ver enquanto corria.
A sinalização não nos deu problemas, mas encontrámos um grupo que se perdeu durante algum tempo.
Não sei se foi de andar muito durante a tarde, se foi de não beber água suficiente, do meio da prova em diante senti algumas dificuldades, estava a transpirar muito e sentia pouca força. A Isa estava muito bem, era ela que impunha o ritmo, eu tratei de a seguir.
Gostei muito do último abastecimento, batata frita, bananas, laranja, bolachas, tomate com sal, além dos líquidos. Estava mesmo a precisar, ataquei especialmente as laranjas. Conheço uma atleta que se virou mais para o tomate com sal:)
Este ano, não houve direito a túnel com água pelos joelhos, em contrapartida tivemos uma parte final com trilhos muito técnicos. Subidas e descidas com muitos troncos e ramos, tivemos a ajuda de cordas em certos sítios. Houve também uma enorme escadaria, para aí com 100 degraus que nos levou perto do local da chegada.
Chegámos a pensar acabar a prova em menos de 4 horas, a parte final deitou tudo a perder, mas foi por pouco.




Depois de cortar a meta, fui logo direito à sopa quentinha, nunca me esqueci do bem que soube no ano anterior.

Gostámos muito da prova, para o ano é para ir aos 50 km, temos é de ser rápidos na inscrição, as vagas desaparecem num instante.

Quero agradecer ao João e à Mafalda Lima, por nos terem acompanhado e esperado pelo final da prova, já depois das 2h da manhã.

Palavras finais para a minha namorada Isa, sem ti estas aventuras não seriam o que são, maravilhosas!


6 comentários:

  1. Parabéns por mais uma bela prova!

    Um abraço e força para o que aí vem de amanhã a um mês :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João!
      Já falta muito pouco, vamos lá ver o que acontece.

      Abraço

      Eliminar
  2. Esta prova é qualquer coisa de especial... Mas não fácil correr tantas horas seguidas de noite! Parabéns pela prova!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rute!

      Sim, fácil não é de certeza, mas a malta quer tentar, não é?

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Foi uma prova fantástica e um dia muito bem passado.
    A prova foi super diversificada e algo técnica nalgumas zonas. E o tomate com sal...nem me fales... :)
    Para o ano claro que serão os 50 km!!! É que nem há dúvidas!

    Também adoro a tua companhia, é sempre óptimo correr a teu lado.

    Beijos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isa, foi um dia espectacular!
      Este ano a prova foi muito mais técnica, ainda bem.
      É uma prova obrigatória no nosso calendário, temos é de fazer a inscrição logo nos primeiros minutos da abertura. Nos 50 km, claro!!!
      E sempre na tua indispensável companhia.

      Beijos grandes

      Eliminar