A participação em corridas evitou que o desleixo fosse maior.
A corrida continuava a ser importante na minha vida, mas corria sempre na mesma velocidade e não ligava a séries ou treinos longos. Como é evidente, os tempos das provas ficaram piores.
Em Março deste ano criei o Blogue e comecei também a ler outros Blogues de corrida.
Foi engraçado ler relatos de pessoas que estavam a começar e ver que comigo também foi assim. Cada marco atingido era uma festa, os primeiros 30 minutos de corrida, a primeira hora, participar na primeira corrida, os primeiros 10 km abaixo de 60 minutos, a primeira Meia Maratona, o baixar do peso.
Os Blogues de atletas mais experientes fizeram voltar o interesse por questões mais técnicas.
Mas na prática a minha atitude era a mesma, não puxava por mim.
O resultado da Meia Maratona Rock "n"Roll, em Setembro, é que me obrigou a uma refexão sobre a corrida. Fiz o tempo de 2h03m e percebi que estava a correr para trás.
Não ando aqui para ganhar corridas, mas quero manter um nível compativel com os anos que levo de corrida.
Alterei a minha forma de treinar e comecei a introduzir treinos de velocidade e fazer alguns treinos longos.
Entretanto, revelei aqui no Blogue o objectivo de fazer 1h50m na Meia Maratona de Lisboa a 9 de Dezembro. Um objectivo bastante ambicioso tendo em conta os meus
últimos resultados na distância. Mas estava dito.
Hoje, quando iniciei a Meia Maratona de Lisboa, estava confiante no atingir do objectivo.
Tinha treinado melhor e pesava um pouco menos (ainda não o ideal).
Sabia que para o objectivo ser cumprido, tinha de fazer 5:15/km. A cada km via que estava a conseguir manter esse ritmo. Sentia-me relativamente confortável e tinha aí a prova que a introdução dos treinos de velocidade tinha a ver com isso. É que fazem mesmo muita diferença.
Ao chegar à Praça do Comércio comecei a preparar-me mentalmente para a Av. Almirante Reis. Já a subi várias vezes e ainda não tenho antídoto para ela.
Sabia que era aqui que o objectivo podia ficar em risco. E ficou. Depois de quase 16 km dentro do ritmo certo, comecei a fraquejar. Baixei o ritmo para 6:00 km e como ía bastante lento na subida e as pernas pesavam, resolvi andar durante alguns metros. Fiz isso 3 vezes durante a subida.
Acabada a Av. Almirante Reis, faltava pouco para o fim e em percurso plano. Tentei impor novamente o ritmo anterior à subida e dei o máximo que podia, sabendo nesta altura que 1h50m era uma marca práticamente fora de alcance. Mas tentei ficar o mais próximo possível dela. Estava quase a chegar ao cruzamento da Av.Roma com a Av. EUA, quando a 1h50 se esgotou. Forcei ainda um pouco mais.
No final o relógio marcou 1:54:31, uma marca aquém do objectivo mas muito melhor do que as anteriores, tirei 9 minutos ao tempo da Meia Maratona Rock"n"Roll.
Se a Av.Almirante Reis não fizesse parte do percurso, tenho a certeza que o objectivo era atingido.
Foi pena, mas mesmo assim fiquei muito contente. Continuando a fazer treinos mais técnicos, as marcas vão melhorar. E já agora tendo cuidado com a alimentação.
O objectivo vai manter-se para a próxima Meia Maratona, que vai ser a da Ponte 25 de Abril. Será aí que vou baixar a 1h50m tenho a certeza.
Outro objectivo que tenho neste momento, é não enfardar bolo rei como se o Mundo fosse realmente acabar.
Continuem a correr e tenham uma boa semana.
Não deixa de ser um óptimo tempo para a dificuldade do percurso.
ResponderEliminarE obrigado pelo berro de força. Sabe sempre bem uma força extra.
Abraço. ;)
Para mim é um tempo muito bom.
ResponderEliminarParabéns mais uma vez Pedro.
Abraço e bom descanso.
Sem dúvida que é um excelente tempo e uma enorme evolução desde a Vasco da Gama (que até tem percurso mais favorável!)
ResponderEliminarParabéns!!!
Obrigado João.
EliminarSe não fosse a Av.Alm.Reis tinha conseguido.
Parabéns pela Maratona e bom descanso.
Parabéns! Eu acho que fizeste um tempo muito bom, tendo em conta que não era das Meias mais fáceis! Na 25 de Abril baixas de certeza.
ResponderEliminarAinda estivemos durante um bom bocado no Cais de Sodré a aplaudir as pessoas, mas não cheguei a ver-te passar, devias ter passado muito rápido e nem reparei... (Fica agora aqui um aplauso virtual! :) )
Uma boa semana e bom Bolo Rei ;) (por acaso tenho sorte, não gosto de frutas cristalizadas!)
Beijinhos
É isso, sinto que na da Ponte 25 de Abril consigo.
ResponderEliminarNo estádio também fiquei algum tempo a ver se encontrava o pessoal dos blogues, mas com o frio que estava, tive de vir embora.
Para mim é um mistério haver pessoas que não gostam de bolo rei. E há muitas.
Beijinhos.
Parabéns pelo tempo conseguido, afinal tiras-te 9 minutos em poucas semanas, num percurso mais dificil....já reparas-te que chegas-te com ca. 1,6km de vantagem em relação à última meia que fizes-te? Não é bom, é muito bom, sinal que estás a evoluir. Até à próxima tens uns meses para treinar, e aí sim vais "rebentar" com o tempo. Abraço
ResponderEliminarObrigado Carlos.
EliminarÉ essa a minha ideia, vamos lá ver.
Abraço
Parabéns Vitor!
ResponderEliminarEstiveste muito perto e com certeza que na 25 de Abril baixas da 1h50.
Eu acho que fizeste um excelente tempo, subir a Almirante Reis não é nada fácil.
Beijinhos e boa recuperação.
Obrigado Isa.
EliminarA Av.Almirante Reis é que lixou tudo.
Beijinhos
Muitos parabéns Vítor. Como já foi dito, tendo em conta o percurso de ontem, foi um tempo muito bom e uma grande evolução.
ResponderEliminarAbraço.
Obrigado Tiago.
ResponderEliminarVou tentar manter este ritmo.
Abraço