terça-feira, 29 de maio de 2012

Corrida do Guincho 2012
Começo por dizer que nunca tinha corrido em trilhos. E tive uma agradável surpresa. Desde que participo em corridas, esta foi a que mais me impressionou.
Sempre quis saber como seria correr em trilhos, mas por um motivo ou outro, fui sempre adiando a estreia. Desta vez é que foi.
Falando então da corrida, começa logo pelo local. Eu estou habituado a correr na cidade, e neste caso o que temos é verde por todo o lado. Paisagens lindas.
Os primeiros metros são feitos em asfalto. De seguida damos início à aventura. Viramos para um caminho rural em que o piso foi muito variado. Houve terra batida, areia, tábuas a fazer de ponte, bastantes pedras pelo meio e alguns desníveis. Esta primeira parte foi quase sempre a descer, por isso teve que haver muito cuidado para não se cair.
Atravessámos uma estrada e continuámos a descer até à praia do Guincho.
Já lá em baixo, corremos em trilhos ao longo da falésia. À nossa esquerda estava o mar na sua imensidão. Lindo. 
Nesta altura íamos quase em fila indiana ao longo da falésia. O caminho era de pequenos carreiros.
Começa-se a subir. As dificuldades estavam a aparecer. Havia partes que tinham de ser feitas a andar. O desnível era bastante acentuado.
Depois de muito subir, apareceu pela frente um caminho em alcatrão praticamente na vertical. Nunca vi uma coisa assim. Fomos a andar, claro. E ainda tivemos de colocar as mãos na zona acima dos joelhos para dar um maior apoio. De todas as corridas que fiz, foi neste sítio que senti maiores dificuldades. Quando acabei de subir esta zona, olhei para baixo e vi o que parecia ser uma serpente humana ao longo da falésia. Dava um boa fotografia.
Aparece outra vez a estrada, e já do outro lado continuamos a subir mais um pouco, antes de iniciar-mos a descida final.
Esta descida foi espectacular. O percurso foi bastante variado. Houve terra batida, houve terra coberta com palha, houve troncos caídos no caminho.
A determinada altura estamos no meio de silvas, temos que nos baixar para conseguir passar. Houve uma passagem perto de um riacho em que um pequeno deslize significava molha na certa.
Antes da meta houve mais uma pequena parte em asfalto.
Tirei algumas fotografias, antes e depois da corrida:


No final recebemos uma t`shirt, uma água, um sumo e um pão com chouriço.
Gostei muito de participar nesta corrida. Para o ano lá estarei outra vez.
Vou fazer de certeza mais corridas em trilhos. Fiquei um adepto deste tipo de provas. São uma verdadeira aventura.
Em Agosto temos os trilhos de Monsanto aqui bem perto.
Tenho é que comprar calçado mais apropriado.


Espero que tenham gostado do relato.
Bons treinos.

2 comentários:

  1. Eu ainda não fiz este tipo de corrida, mas pelo que tenho visto parece ser muito bacana... estou revendo meus pensamentos para quem sabe um dia fazer uma corrida desta...

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Gostei do relato, obrigada! :)

    Trail é, sem dúvida, uma coisa que quero fazer de futuro. É o ideal para mim, que corro devagar e não me importo de andar a subir e descer montes!

    A paisagem dessa prova é lindíssima, pelo que já pude ver de várias fotos. Parabéns pela prova!

    Bons treinos para ti também!

    ResponderEliminar