Tenho andado aqui com uns pensamentos que me atrofiaram a vontade de escrever. Não é nada de grave, há coisas piores e esta situação acabará por passar. A corrida tem sido uma grande ajuda nesta altura.
Então o que é que ando a fazer em termos de corrida?
Depois de ter feito a inscrição na Maratona, logo tratei de arranjar um plano de treinos. Procurei na internet e falei com algumas pessoas, nomeadamente o João Lima que partilhou comigo o seu (e da Isa) plano de treinos. Mas como eu gosto de dar um toque pessoal ás coisas, misturei tudo e criei o Plano de treinos do Vitor para acabar uma Maratona em condições razoáveis.
O plano consiste em cinco treinos com dois dias de descanso pelo meio. No final dos treinos, faço alongamentos e abdominais.
Durante os dias de semana, 2ª descanso, treino 3ª (10 km com algumas séries pelo meio), 4ª (10/12 km de corrida leve),5ª (10 km com 3/4 km a um ritmo um pouco mais forte), 6ª descanso. No fim de semana corro os dois dias, um treino leve (5/10 km) e um treino longo (25 km ou mais), a ordem varia conforme a disponibilidade ou companhia. Ao treino longo é proibido faltar.
É muito? É pouco? Até agora tem corrido bem, os dias de descanso tem sido suficientes.
Mas estou sempre atento a sugestões que alguém experiente queira fazer.
Falando dos treinos, durante a semana tenho cumprido o estabelecido no papel. Os treinos mais técnicos de 3ª e 5ª tem custado, mas faço um esforço porque sei que me vão dar mais resistência e (alguma) velocidade.
Durante o fim de semana, tenho feito os treinos longos com companhia.
No domingo dia 11, estivemos em Cascais a correr 25 km. O trajecto era (+-) o dos 20 km de Cascais, apenas aumentámos uns km na altura do retorno. A zona do guincho é muito bonita, mas naquele dia também estava muito calor. Sofremos um pouco. Temos de agradecer á filha e ao genro do João pelas águas fresquinhas.
Aqui está a foto de grupo.
Eu, João, Isa e Pedro |
O início do treino foi ás 8 h, logo a temperatura estava um pouco mais baixa.
Foi um grande treino, fomos falando e os km passaram num instante. A Carla e Jaime estavam a pensar correr metade da distância, acabaram por correr 22 km. Com companhia é assim, vamos um pouco mais longe.
Pessoalmente, senti-me muito bem e fiquei muito contente por não ter tido qualquer tipo de dor. E subi a Av. Almirante Reis sem parar, quando já tinha cerca de 24 km nas pernas!
A Carla e o Jaime, que tinham ficado no Cais do Sodré, juntaram-se a nós no final e ainda trouxeram uns bolinhos e Coca-Cola. Ficámos um pouco em agradável convívio.
Jaime, Eu, João, Pedro, Isa e Carla |
No próximo sábado mais outro treino longo, desta vez 30 km. Espero que corra tão bem como este.
Boa semana para todos!
Tu estás em excelente forma, muito ajudado pela preparação para o Almonda.
ResponderEliminarUm abraço
Sim, sinto que esses treinos estão agora a ser importantes.
EliminarAbraço e até sábado.
Em grande Vitor. O "Plano do Vitor" é muito parecido com o meu, que só vou adaptando (velocidade e km) conforme a prova que estou a preparar (Meia ou Inteira)....média 5 treinos por semana, 1x series, 1x ritmado e 1 longo ao fim de semana...pelo meio treinos a rolar. Tenho-me dado bem com isso.
ResponderEliminarAbraço e continua a dar-lhe, que vais no bom caminho
Vou fazendo algumas pequenas alterações conforme me sinta nesse dia, mas penso que é um plano equilibrado.
EliminarAbraço e bons treinos.
Esses treinos para a Maratona estão a correr muito bem. Grande forma :)
ResponderEliminarMuita força nesses treinos!!
Beijinhos
Obrigado Marta.
EliminarTambém estarei na corrida do tejo, aquela prova em que vais com toda a certeza atingir o teu objectivo ;)
Beijinhos e continuação de bons treinos.
Boa Vítor.
ResponderEliminarContinua o bom trabalho. ;)
Abraço!!!
Obrigado Pedro.
EliminarPelo que tenho visto, os teus treinos para baixar das 4 horas vão muito bem!
Abraço.
Estou perfeitamente convencido que esse plano vai funcionar na perfeição só é necessário definir, muito bem, o andamento a fazer na maratona e não começar com loucuras...
ResponderEliminarEu, no presente, também corro 5 vezes por semana e coloco os dias de descanso na segunda e sexta feira de modo a fazer 3 treinos seguidos durante a semana e dois ao fim de semana com uma paragem em cada ponta da semana o que julgo ser a distribuição perfeita para uma boa recuperação no caso.
Claro que quando corria mais a serio cheguei a treinar 6 e mesmo 7 vezes por semana mas a idade era outra e o físico também.
A arte do treino é saber adaptar o treino as particularidades de cada um respeitando alguns princípios elementares como o de um dia mais forte se seguir um dia mais fraco de treino, planificar 3 semanas em que o treino vai subindo gradualmente (mas sem aumentos bruscos e exagerados) para a 4 semana ser de recuperação e depois se iniciar um novo ciclo de 3 semanas, etc.
Bons treinos e que volte em força a vontade de escrever aqui que temos saudades!
Obrigado Jorge Branco, pelo seu comentário.
EliminarVindo de uma pessoa com a sua experiência, fico a saber que não estou a cometer erros.
Sendo a minha estreia,vou fazer a prova num ritmo prudente. Se aos 41 km estiver bem, então acelero um pouco :)
Abraço e muitos e bons treinos!
Calor?!! Quéisso para um finisher do Almonda? ;) Força nesses treinos, continua a correr que hás-de deixar para trás esses pensamentos menos bons.
ResponderEliminarBeijinhos
Obrigado Rute.
EliminarAquele calor não tinha nada a ver com Almonda, mas olha que chateava :)
Em relação ao resto...é correr e olhar em frente.
Beijinhos
Pelo que tenho visto dos treinos que temos feito juntos, tu tens-te aguentado bastante bem.
ResponderEliminarEstás em grande forma! Chegas ao dia D e vais ver que vai correr tudo bem.
Muita força!
Beijinhos e até sábado.
Obrigado Isa.
EliminarTambém estás muito bem.
Eu penso que vai tudo correr bem ao pessoal, mas é sempre bom ter respeitinho pela Maratona.
Beijinhos e força aí nos treinos!
Até sábado.
Já disse à Isa: acho que vão no bom caminho.
ResponderEliminarContinua assim! Força!
Beijinhos e SIGA!!!!
Obrigado Anabela.
EliminarSim, para já está tudo a correr bem.
Também não estiveste nada mal lá na Pampilhosa.
Beijinhos e bons treinos.
Acho que o plano está óptimo! E sim, devemos sempre ajustar o plano à nossa pessoas, às nossas circunstâncias e até ao nosso "gosto" e de acordo também com a nossa opinião. Há por aí planos apresentados por entidades que deveriam ser entendidas, dos quais eu discordo completamente e com argumentos. Os meus, pois claro, que isto cada cabeça sua sentença e nos planos de treino não é diferente.
ResponderEliminarEu tenho um plano parecido, mas o meu problema são precisamente os longos, que sei que são esses que devem ser considerados sagrados e não se podem saltar...mas até agora está complicado... resta-me saber que a "minha" Maratona é um pouco mais tarde que a vossa...mas não posso descurar... e tenho de os começar a fazer...mesmo!
Continuação de boa preparação! e bom treino para sábado
Ana, obrigado pelo comentário.
EliminarFoi isso que eu pensei, tirar uma coisa daqui, outra dali e criar um plano ao meu gosto. Penso que está um plano equilibrado, a opinião dos atletas mais experientes (como a Ana) também vai nesse sentido. Portanto, fica assim.
Em relação aos treinos longos, se não fosse a companhia seria muito difícil cumprir com o estipulado.
Ainda há tempo suficiente.
Força aí nesses treinos!
Continuação de boa preparação para a maratona!
ResponderEliminarObrigado Fiona!
EliminarAinda bem que já estás melhor.
Força nesses treinos!
Vítor acho bem que se oriente por um plano de treino , mas a experiência diz-me que ninguém melhor que nós para estabelecer o nosso próprio plano.Quando corri a primeira maratona tirei da pagina da runporto o plano de treino que eles disponibilizaram tendo em conta o que cada um achava que podia fazer , ora eu na época queria fazer 3H30 , tirei o plano das 3H30 , passado quinze dias de iniciar os treinos logo vi que era duro demais e abandonei o plano , eu próprio estabeleci o que queria.Resultado fiz 3h22:04.POR ISSO MEU CARO AMIGO DESEJO QUE TUDO LHE CORRA BEM.UM GRANDE ABRAÇO
ResponderEliminarObrigado Joaquim.
EliminarÉ isso mesmo que eu penso, por isso fiz este plano ao meu jeito. Nem é muito duro, nem é muito leve.
Até agora está tudo a correr bem.
E espero que esteja tudo bem consigo.
Abraço e muita saúde.