segunda-feira, 12 de março de 2012

As Lezírias


Domingo estive em Vila Franca de Xira a participar na Corrida das Lezírias.
Como eu já tinha dito, gosto muito desta corrida.A maior parte das corridas em que entro, são citadinas.Por isso, ter a possibilidade de correr no campo é espectacular.
Cheguei cedo para levantar o dorsal.Estaciono junto à praça de touros.Esta é uma terra que gosta da festa brava.




Verifiquei logo que houve obras no local.Existe agora um bonito pavilhão multiusos.Será com certeza muito importante para a prática desportiva em V.F.Xira.


Começam entretanto a chegar muitos atletas para levantar os respectivos dorsais.É sempre igual.Vem de todo o lado.Levantam o dorsal, encontram amigos de outras corridas e ficam a conversar até irem para o aquecimento.



Como a zona é bonita, entretenho-me a tirar fotografias até eu próprio ir aquecer.


O tempo vai passando e começo o aquecimento junto dos outros atletas.




Às 10.30 horas começa a corrida.
Os primeiros km são em empedrado.Não gosto nada deste piso.Atravessamos a ponte e aí sim começa verdadeiramente a corrida.
Passamos a correr em terra batida e a paisagem é bastante agradável.Vemos também alguns campinos a cavalo que dão um outro colorido à corrida.
Escolho uma "lebre" e vou à boleia.Vejo um(a) atleta com um andamento superior ao meu mas que eu consigo acompanhar e passa a ser a "lebre".Temos que forçar um pouco senão estamos sempre no mesmo patamar.
Cerca dos 7 km temos o abastecimento.Tomo um gel e bebo quase toda a água .
Sinto-me bem e deixo-me ir na peugada da "lebre".Vou olhando para o cenário em volta e distraio-me do esforço.Do outro lado do rio vejo a meta.Tão perto e no entanto tão longe.
Chegados novamente à ponte (12 km), começo a ter dificuldades em aguentar o andamento da "lebre".A meio da ponte deixo de a ver.Agora é comigo.Tenho que treinar mais vezes em rampas.As subidas dão cabo de mim.
A meio da ponte começa a descer e eu sei que tenho de fazer um esforço final se quero ficar dentro do tempo previsto.Volta o raio do empedrado.
Tinha falado num tempo de 1:20 mas não deu.Apenas consegui fazer 1:24.
Para mim continua a ser um bom registo.Enquanto não perder uns "quilitos"  não posso sonhar com outro tempo.
Quanto maior é a distância, maior é a satisfação no final.
Venha a próxima!!!

No futebol, o meu Benfica teve muitas dificuldades em ganhar ao seu adversário.Mas ganhou e estamos na corrida pelo campeonato. Viva o S.L.BENFICA!!!

Para a semana teremos os 12 km de Salvaterra de Magos.
Contarei tudo aqui no blogue.

Boa semana para todos.

2 comentários:

  1. Olá! Obrigada pela visita!

    E, "apenas" 1:24 é muito bom! :) Claro que uma pessoa quer sempre melhor. Eu, por enquanto, dou-me por contente em não "morrer" durante a prova ;).
    Viva o S.L.Benfica é que.. pronto! :)

    Boas corridas!

    ResponderEliminar
  2. Muito boa a descrição das impressões pessoais antes, durante e após a corrida.
    O ambiente e o convívio desta corrida parece muito saudável e deve ser um prazer poder associar a prática do desporto com a visita a lugares tão bonitos deste nosso país.
    As fotos são óptimas. Vou passar a ser uma visita regular. Boas corridas :-)
    VJ

    ResponderEliminar