Em Odivelas a temperatura estava alta e isso seria também um teste á minha capacidade de suportar tanto calor.
Depois de levantar o dorsal, encontro o Sílvio Horta e o Eberhard (da equipa 4 ao Km) e ficamos ali um pouco a falar sobre aquela e outras provas. É uma das muitas coisas boas da corrida, aos poucos vamos conhecendo pessoas e não há prova em que não apareça alguém conhecido. Um pouco antes da partida encontrei também o Tiago e o Vitório.
Já tinha a ideia que Odivelas não era uma zona plana, no final da prova fiquei com a certeza absoluta :)
Logo depois da partida, o Sílvio foi á sua vida e eu fui no meu ritmo calmo. Não queria exagerar na velocidade, queria ver primeiro como reagia ao calor.
Descuidei-me e comecei mais rápido do que queria, mas aos 2 km vi logo que o calor ia dificultar muito a minha prestação. Suava por todos os poros e sentia-me a arder, os abastecimentos pareciam Oásis no meio do deserto do Saara.
O percurso apesar de ter muitas subidas estava bem equilibrado, ora aparecia uma pequena subida, ora aparecia uma pequena descida seguida de uma zona plana. Não foi aí que esteve a dificuldade da prova, o problema foi mesmo o calor e... tive que aguentar. No dia 7 vou encontrar estas temperaturas e vou ter mesmo que aguentar.
Nas últimas semanas perdi 2 kg (já não foi mau) e, apesar do calor consegui manter um ritmo abaixo dos 6 min/km.
Durante a prova, vários condutores demonstraram o seu desagrado por terem de esperar a passagem dos atletas. Uma senhora em particular, estava bastante nervosa e a dizer á polícia que "isto é uma pouca vergonha!!!". Um atleta não se aguentou e gritou " se corresses não estavas assim gorda!!!". Presumo que as pessoas da zona tenham sido avisadas sobre a realização da prova.
E o calor não abrandava, se calhar era por isso que os atletas iam todos encostados á direita.
Lá me fui aguentando e a 1,5 km do final, apareceu a pior subida da prova. Foram cerca de 500 metros quase sempre a subir e a determinada altura estive quase a parar de correr. Mas pensei " espera aí, isto não é trail" e com muita determinação lá continuei a correr.
Geralmente vou sempre a controlar o tempo por km, mas desta vez poucas vezes olhei para o relógio. Qual não foi o meu espanto quando depois de cortar a meta, paro o relógio e a marca que lá estava era 55m33s. Fiquei contente porque foi uma marca conseguida em condições muito adversas.
Depois de receberem a t-shirt técnica e a garrafa de água, quase todos os atletas se refugiaram num pequeno jardim junto á meta. O calor continuava.
Resumindo, foi uma boa prova e mais uma etapa na minha preparação para o Trail do Almonda. Pela pequena amostra desta prova, o calor vai ser o grande adversário.
Agora é fazer mais dois ou três treinos leves e esperar que chegue o grande dia.
Quero muito vencer este grande desafio.
Continuação de boa semana para todos.
Apesar de custar ver os números no relógio, temos de pensar que nestas condições o importante é terminar bem. Mesmo assim, belo tempo! E lá fizeste mais um leve treino de subidas, o que dá sempre jeito. ;)
ResponderEliminarBeijinhos
PS: Isso da senhora.. ahaha! :) Mas é verdade que às vezes não há calma por parte de quem tem de esperar apenas uns míseros minutos. É recorrente em várias provas, infelizmente.
Neste momento e tendo em conta o calor previsto, só quero é terminar bem.
EliminarÁs vezes também me apetece dizer umas coisas ao pessoal que não tem um pouco de paciência. Ainda por cima, esta prova não era das maiores. A espera era mínima.
Beijinhos.
Foi bom Vítor! Passámos por um termómetro que registava 30graus! Foi uma prova dura com muitas subidas em especial aquela ultima, mais o calor foi um bom resultado! Boa semana de treinos! Eu vou ser solidário e vou fazer um treino de 31km no sábado de manhã. Um abraço
ResponderEliminarEsse termómetro não devia estar bom, acho que estavam bem mais de 30 graus :)
EliminarBom treino no sábado.
Abraço.
Não deve ter sido fácil com o calor que estava!
ResponderEliminarFiz a primeira edição desta prova, em 2011, e gostei bastante do percurso pois era do estilo que aprecio, sobe e desce. A diferença é que se realizou em Novembro...
Um grande abraço de força para o Almonda. Estou convosco!
Obrigado João.
EliminarTambém gosto deste tipo de percursos, subidas e descidas não muito acentuadas. Fazer isso debaixo de muito calor é que já é outra coisa. Vamos lá ver como me safo no domingo.
Abraço.
Grande Vitor. Belo treino. Para Almonda vai correr bem de certeza...a preparação foi boa. Como o importante é acabar, nada de exageros ao inicio, controlar bem e muito importante a hidratação....ir bebendo e comendo sem exagerar.
ResponderEliminarFico a aguardar noticias tuas sobre Almonda. Força nessas canetas!!!
Abraço
Obrigado Carlos.
EliminarVai ser mesmo assim, correr nas calmas e ao mesmo tempo ir bebendo e comendo. E já agora, esperar que a temperatura não seja a que está prevista.
Abraço.
Excelente resumo da prova. Também participei e de facto o calor foi muito, o inicio tardio também não ajudou, valeu os 2 abastecimentos. Na tal subida que referes pelo 9º km eu "berrei" completamente e passei para uma média de 5.13 ao km quando até aí ia a uma média de 4, foi realmente duro. Continuação de bons treinos e boa prova para Almonda. Fazer um trail será um dos meus próximos objectivos. Abraço.
ResponderEliminarObrigado Pedro.
EliminarNo geral, foi uma boa prova. O calor é que era de evitar.
Média de 4 min/km? Muito bom! Eu nem á tua pior média cheguei.
Almonda vai ser complicado, mas o objetivo é acabar bem.
Abraço.
Belo tempo e tendo em conta as adversidades foi mesmo um excelente tempo.
ResponderEliminarMuita força para Almonda! Vou enviar-te muita energia positiva. A ti e à Rute. Vocês vão conseguir!
Treinaste bem e tens muita força, agora é desfrutar.
Beijinhos e Força!
Obrigado Isa.
EliminarNão foi um mau tempo tendo em conta a temperatura. Mas só foram 10 km. No domingo vai ser muito mais complicado. Nem estou preocupado com os 30 km, o calor é que será o grande adversário. Penso que vou preparado para todas as eventualidades e o objetivo é acabar bem.
Obrigado pela força e continuação de bons treinos para a Maratona.
Beijinhos.