segunda-feira, 29 de julho de 2013

Treinos longos

Agora que estou inscrito na Maratona de 6 de outubro, tenho que colocar km nas pernas. Até aos 21 km não tenho problemas, a partir daí a história é outra.
Foi a pensar nisso que no sábado (dia 20) decidir correr desde a Expo até ao museu da electricidade e voltar, são cerca de 26 km. O percurso foi um pouco monótono, mas tenho que me habituar a estas retas. Corri quase sempre a 6.30/km, apesar do calor aguentei bem o ritmo. Lá está, foi a partir dos 20/21 km que comecei a ter problemas. Apareceu uma pequena dor no pé esquerdo, não muito forte mas incomodativa. Fui obrigado a andar e correr até aos 23 km, a partir daí desmoralizei e fiz os três últimos km a andar. Demorei 3 horas a concluir o treino.
Tive a prova que, correr durante muito tempo em estrada não é igual a correr durante muito tempo em trilhos. Surge sempre uma qualquer dor desconhecida até aí.
Durante a semana também aumentei o número de km corridos, nesta que passou corri 38 km divididos por 4 treinos.
Para este fim de semana tinha mais um treino longo, mas desta vez na companhia do João Lima e da Isa.
A ideia era correr 27 km, desde Cascais até Belém e voltar até Algés, sem grandes preocupações de tempo.
Não vou falar muito em pormenor do treino, aconselho a leitura dos blogues da  Isa e do João. Está lá tudo sobre o nosso treino longo.
Direi apenas que senti melhorias em relação ao anterior treino longo, não tive a tal dor no pé esquerdo, o que me deixou muito contente. É claro que a partir dos 20 km as dificuldades aumentam, mas aos poucos vai começando a custar menos.
A boa companhia deve ter ajudado, vamos falando e os km vão passando sem se dar por eles.
Depois deste treino fiquei mais confiante em relação ao objectivo Maratona.


Obrigado à Isa e ao João pela boa companhia.

No próximo sábado, o treino longo é o Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos (25 km), vou participar pela primeira vez e já estou ansioso que chegue a hora da partida.

Boa semana para todos.


18 comentários:

  1. Estiveste muito bem, Vítor!

    Tudo a correr pelo melhor no sábado.

    Força!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João.
      Estivemos os três muito bem, não é todos os dias que se correm 27 km.

      Abraço.

      Eliminar
  2. Boa Vitor, mal era e estavas preparado nesta altura porque ainda falta muito. E a seguir a um menos bom vem um excelente como foi o caso. Tás em grande...continua assim.
    Abraço e bom trail nocturno por Óbidos ...que inveja :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É continuar com os treinos longos para me habituar aos km.
      Estou bastante curioso em relação a Óbidos.

      Abraço.

      Eliminar
  3. Eu estou na fase que começa a ficar difícil a partir dos 15 km. Pense que vcs já está na dianteira de muita, MUITA gente...rs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É continuar com os treinos que os 15 km passam a não custar nada.

      Força aí, Josiane.

      Eliminar
  4. Parabéns Vítor. Excelente treino.
    Com calma vais aumentando os kms até chegar aos 42 no dia 6 de Outubro.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tiago.
      A cada treino longo sinto que estou a melhorar.

      Abraço.

      Eliminar
  5. Daqui a umas semanas esses treinos na casa dos 20 e tal kms já te vão parecer uma leveza. :)

    Então até Óbidos, leva um bom frontal! lol ;)

    Beijinhos e continuação de bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é isso que espero que aconteça.
      Ainda tenho o mesmo frontal, vamos lá ver se encontro um melhor e a bom preço.

      Beijinhos e até Óbidos.

      Eliminar
  6. Já se sabe que de vez em quando há um ou outro treino que não corre bem como nós queremos. Mas no último domingo estiveste super bem. Eu percebi que ias bem e ao dizeres que sentias que ainda aguentavas mais se fosse preciso eu não duvidei nada.
    Continuação de bons treinos e um óptimo Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa.
      Também estiveste bem.
      Ainda aguentava mais alguns km mas as pernas já estavam a ficar um pouco presas, com mais alguns longos espero que se soltem :)

      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  7. Muito bom , mas cuidado ainda falta muito para a maratona , treinos longos poucos .Sei que muita gente opina sobre isto mas a experiencia das 2 maratonas dizem-me que apenas 3 a 4 treinos com mais de 25 km chega .Desejo uma boa preparação para que em outubro possa dizer :sou maratonista.abarço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim, obrigado pelos conselhos. É sempre bom escutar as pessoas mais experientes.
      Espero que tudo esteja a correr bem.

      Abraço.

      Eliminar
  8. Continuação de bons treinos de preparação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Fiona.

      Bons treinos para ti também.

      Eliminar
  9. Olá Vitor,
    Concordo plenamente contigo, até aos 21K as coisas vão andando, mas a partir dai o caso muda de figura, é tudo coisas nova, muitas delas a acontecerem pela primeira vez.
    Também vou participar pela primeira vez numa Maratona. Fiz no ano passado em Dezembro a meia com a ideia de este ano participar na Maratona. Com a mudança da organização e tambem o percurso as coisa mudaram um pouco de figura, vou ficar sem saber se para melhor ou para pior. A hora acho que é má se o tempo estiver quente, já sentiste que com calor o desgaste é muito maior e é preciso ter outros cuidados.
    Continuação de boa preparação para a prova.
    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel, obrigado pelo comentário.
      Ultimamente, os meus treinos eram mais em trilhos. A partir do momento que comecei a treinar para a Maratona notei outro tipo de dificuldades. Correr durante muito tempo em terreno plano trouxe dores até aí desconhecidas, é nesses treinos que estou a insistir. O calor será outro problema, e a hora de partida não é a melhor. Temos que hidratar muito bem.
      Vai ser o meu maior desafio.

      Força nessa preparação!

      Eliminar