domingo, 23 de junho de 2013

Último treino longo para Almonda

No seguimento da minha preparação para o Trail do Almonda, combinei para Sábado um treino em Monsanto com a Rute
Passei a semana a deitar-me tarde e a levantar-me cedo, na 6ª feira depois de jantar senti a necessidade de me deitar um pouco. Quando abri os olhos já era 1h30 da manhã e estava sem sono. Liguei a televisão para ver se o sono vinha, mas nada. Já passava das 3h quando me fui deitar. Acordei perto das 9h e senti que não estava nas melhores condições para correr 20 Km (ou mais). Mas era o último treino longo e ainda por cima ia ter companhia feminina para treinar. A disposição mudou logo e rapidamente me preparei.
Quando cheguei a Monsanto já a Rute tinha corrido 1 Km e tal. Bonito, a minha companheira de treino estava com a força toda. Chego ao pé dela, cumprimento-a e digo "Então, estás pronta? Hoje é para fazer 25 Km!". (Grande mentiroso) Ela torce o nariz, mas lá começámos a correr. Nenhum dos dois conhece muito bem Monsanto, a ideia era evitar ao máximo o alcatrão e correr o mais possível em terra. Alguns dos caminhos já conhecia, mas a maioria eram novidade. E que novidade, houve subidas longas e de acentuada inclinação. Mas quem quer fazer 30 Km em Almonda tem que se aguentar.
Eu passava a ideia que estava com a pica toda, mas sabe Deus. Quando a Rute parava de correr numa daquelas subidas mais acentuadas, eu parava também e pensava " Porra, estava a ver que não".
Estava um dia de muito calor e mais uma vez não levei chapéu, não pode falhar quando estiver a preparar o saco do material para o Trail. Por um lado foi bom ter estado muito calor, acabei por treinar em condições de certa forma parecidas com as que irei encontrar no dia 7 de Julho.
Parámos algumas vezes nos bebedouros para nos refrescar-mos e comer qualquer coisa. Nos treinos um pouco mais longos eu não costumava comer, mas realmente faz toda a diferença.
O tempo passou num instante. Falámos de vários assuntos, o que também ajudou a esquecer o cansaço que ia aumentando aos poucos.
Vimos muitas pessoas a correr por ali, o verão aparece de vez em quando e as sombras de Monsanto são boas para fugir do Sol.
A parte final do treino foi mais a descer, o que ajudou a esticar os Km. Terminei o treino com 22,8 Km, tendo a Rute chegado aos 24 Km. Ainda demos umas pequenas voltas para acertar os números, não podia ficar 23,7 Km. Não é Rute?
Podem ver aqui o nosso treino.
Foi um treino de grande qualidade em que, corri quase 23 Km, houve subidas de grande dificuldade e tudo debaixo de um sol forte.

Quero agradecer a companhia da Rute, tornou o treino muito mais agradável.

Fazendo só um pequeno balanço destes quatro treinos longos em Monsanto, acho que atingi o que estava previsto. Meti Km nas pernas, treinei num local muito bonito e que me apresentou as dificuldades que eu precisava para estar mais bem preparado.
Foi também nestes treinos que comecei a utilizar a mochila de hidratação. Como disse anteriormente, já estou habituado a ela e vai ser de grande utilidade no Trail do Almonda.

Nas duas próximas semanas vou reduzir um pouco a carga de treinos, não quero chegar ao grande dia já cansado. Como já estava com saudades das corridas, no próximo domingo vou participar na Corrida D. Dinis em Odivelas.

Boa semana para todos!
(Parece que vai ser uma semana de calor)


14 comentários:

  1. Tudo a correr bem para o grande dia :)

    Um abraço, Vítor

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    1. João, vamos lá ver se chega.

      Abraço.

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  2. Tás prontinho Vitor. Tudo (bem) feito.
    Abraço e boas corridas

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    1. Obrigado Carlos.
      Espero que seja como dizes.

      Abraço.

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  3. Com toda essa preparação vai sair uma grande prova!

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    1. Jorge branco, nunca corri tanto tempo como nestes treinos. E até aguentei mais do que pensava ser capaz. No final veremos se foi suficiente.

      Abraço.

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  4. É uma das coisas boas da companhia feminina, não precisas de ser tu a dar "parte fraca" nas subidas... eheh :)
    Custou um bocadinho, mas está feito. Vais ter um bom desempenho em Almonda!

    Beijinhos

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    1. Houve subidas em que estive em dificuldades, por muito pouco não parei primeiro :)
      No domingo acordei bastante "seco", pelos vistos não tinha bebido água suficiente.
      Mas agora venha o dia 7.

      Beijinhos.

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  5. Isso é que é treinar. Chegas ao grande dia e vai correr tudo bem.
    Força!
    Beijinhos e boa semana.

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    1. Isa, obrigado pela força.

      Beijinhos e boa semana.

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  6. Vitor está preparado, aquilo que vi quando treinámos juntos disse-me que vai aguentar a longa prova! A parte psicológica é que poderá ser mais difícil, mas pode sempre pensar algo do género "só já faltam 20km" tipo em contagem decrescente. Vemo-nos então na corrida de D. Dinis. Um abraço

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    1. Será a 1ª vez que faço 30 Km, é terreno desconhecido para mim. Mas penso que estou minimamente preparado.

      Abraço e até domingo.

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  7. Estás mais que bem para o Almonda! Mesmo que tenhas "só" corrido 22,8 km e não chegado aos 23..eh eh eh...estou a brincar porque sou como a Rute...mentalmente (só mentalemnte é que isso importa!!!) 22,9 não é o mesmo que 23... nem 23,9 é o mesmo que 24... :)

    Foi um excelente treino isso é que foi!

    Tudo a correr bem no Almonda! (vai correr!)

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    1. Ana, obrigado pela força.
      Apesar de não ter chegado aos 23 km, foi um grande treino. Depois destes treinos em Monsanto, fiquei mais confiante para Almonda.

      Beijinhos e (espero)bons treinos!

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