terça-feira, 11 de junho de 2013

Almonda - 2º Treino longo

Como tinha dito anteriormente, ainda não estava satisfeito com a questão da hidratação e tinha colocado a hipótese de comprar uma mochila. Não queria nada de muito volumoso e caro. Depois de alguma pesquisa (não muita) decidi-me por uma da Quechua.

Tem uma bolsa de água de 2 litros, duas bolsas laterais para barras energéticas, géis, cubos de marmelada, etc. É bastante simples e leve, tal como eu pretendia. O preço também foi o mais baixo que encontrei.

Sábado fui para Monsanto para mais um treino longo e também com o objetivo de testar a nova aquisição.
No sábado  anterior tinha corrido 21 km e agora queria esticar até aos 25 km. Será que a mochila ia ajudar a esse objetivo?
Chovia um pouco, mas a temperatura estava boa para correr.
Nunca tinha corrido com uma mochila e nos primeiros metros senti algum incómodo. Parei algumas vezes para a ajustar melhor ao corpo. Depois de vários ajustes até me esqueci que a levava. Já me tinham dito isso e é verdade, depois de alguns km a mochila passa a fazer parte do corpo. Também me tinham dito para tirar o ar da bolsa de água, assim fiz e a água (neste caso o isotónico) não foi a chocalhar.
Passada a fase de adaptação ao corpo, ia agora ver a importância de ter abastecimento liquido e sólido logo ali à mão. 
Não planeio muito estes treinos em Monsanto, começo ali perto do Fonte Nova e vou completamente à deriva. A única coisa prevista é ir até à Alameda Keil do Amaral e voltar ao local da partida. Pelo meio tanto corro em trilhos como em estrada, é tipo "ainda não fui por aqui, então é por aqui que vou". Num desses trilhos cheguei a considerar-me perdido, ora ia dar a um portão fechado, ora ia por outro caminho e voltava ao mesmo sítio. Depois de muitas tentativas, lá acabei por dar com a estrada. Ainda por cima, como ameaçava chuva não levei o telemóvel. 
Depressa constatei a importância da mochila, ao mais pequeno sinal de secura bebia uns goles de isotónico. Não estive a fazer contas, mas penso que de 15 em 15 minutos estava a beber. E comer também foi fácil, abria a bolsa lateral e tirava um cubo de marmelada, um gel ou uma barra energética.
Geralmente, é a partir dos 15 km que começo a ter dificuldades. Desta vez isso não aconteceu e foi devido a ter abastecimento próprio. Não tenho dúvidas.
Cheguei aos 21 km a sentir-me muito bem e com a certeza de conseguir chegar aos 25 km.
Aquilo era novo para mim, 22 km, 23 km...., e a correr com alguma facilidade. No sábado anterior acabei os 21 km em dificuldades, agora gastei o mesmo tempo a fazer 25 km e ainda fazia mais alguns. Acabei o treino com a certeza de que estou no bom caminho para Almonda.
A mochila passou no teste, levou a minha corrida para um nível mais elevado, já não a vou dispensar nos próximos treinos longos.

No link abaixo podem ter uma melhor ideia do treino.

2º treino longo para Almonda

Boa semana e bons treinos!

16 comentários:

  1. No bom caminho! Acabar os 25 e sentires que continuavas, é sinal que estás a ficar bem preparado para o desafio.

    Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João.
      Este treino deixou-me mais confiante.

      Abraço.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigado Sílvio.
      Foi o melhor até hoje.

      Abraço.

      Eliminar
  3. Grande Vitor, não há nada como fazer uns "erros" para aprender. Isso vai mesmo no bom caminho, tás a melhorar a olhos vistos. Outra diferença para o teu longo anterior foi a temperatura ...estava calor, o que aliado à má hidratação e alimentação acelerou o cansaço. Quanto ao telemóvel, acho que é indispensável num treino destes (ainda por cima sozinho)...podes ter algum problema e precisar de contactar alguém - agora com a mochila não há desculpa para não o levar - se estiver a chover coloca-o numa saca de plástico (porreiras são aquelas dos aeroportos, para colocar os artigos de higiéne no controle antes do embarque), bem embrulhadinho - faço isso muitas vezes e nunca tive problemas.
    Estou a gostar de ver essa tua motivação -acho que tens espirito para provas longas, mas um passo de cada vez e o próximo passo é Almonda.
    Grande abraço e força aí nessas pernas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, obrigado pelos conselhos.
      Não levar o telemóvel foi uma falha grave, não volta a acontecer.
      Gostei muito deste treino, estou ansioso por treinar novamente com a mochila. É uma grande ajuda nos treinos longos.

      Abraço.

      Eliminar
  4. Bela escolha de mochila, sim senhor (acho que é igual à minha eheh ;) ).
    O cansaço tem muito a ver com os dias, nem sempre estamos ao melhor nível fisicamente. Mas se conseguiste fazer os 25km, com um bocadinho mais fazes o Almonda, sem pressão de tempo.
    Esta semana tenho tempo e vou fazer um treino mais longo durante a semana, se depois também for para Monsanto no fds aviso.

    Beijinhos e bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, parece que é igual à tua. Gostei bastante da estreia.
      Consegui fazer os 25 km porque tinha o abastecimento logo ali à mão. Estou mais confiante em relação ao Almonda. Talvez faça mais dois treinos longos e depois baixo um pouco os km.

      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  5. 25 km em Monsanto é ganda treino!
    Estás num óptimo caminho Vitor. Vai correr tudo bem em Almonda.
    Beijinhos e continuação de tão bons treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa.
      Com abastecimento próprio é outra coisa. Gostei da mochila.

      Beijinhos e bons treinos para a Maratona.

      Eliminar
  6. Sim senhora! Grande treino!
    Hoje também fiz um "longão", como dizem os nossos irmãos do outro lado do Atlântico. Levei um cinto com duas garrafitas miseráveis. A meio do percurso, no Parque do Alvito, tive que reabastecer. Enfim... Vai-se aprendendo.

    Beijinho e bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho um cinto com uma garrafa de 0,5 l, devo dizer que a mochila atrapalha menos. Além de que ficamos muito mais autónomos. Com este treino fiquei convencido.

      Beijinhos e também bons treinos.

      Eliminar
  7. Vitor, só agora comecei a seguir o teu blog. Grande treino! Também estou a começar a fazer treinos mais longos e apreciei as dicas nestes últimos post's! Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui, obrigado pelo comentário aqui no blogue.
      Eu ainda estou em fase de aprendizagem no que diz respeito a treinos longos. E aqui na blogosfera aprende-se muito.

      Boas corridas e aparece sempre.

      Eliminar
  8. Belo treino Vítor e ainda bem que te adaptas-te bem à mochila. Para os treinos longos faz muita falta e dá-nos uma sensação de segurança, porque sabemos que temos sempre comida e bebida ao nosso dispôr.
    Abraço e continuação de boa preparação para Almonda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tiago.
      É isso mesmos, ficamos com muito mais autonomia. E como estamos melhor hidratados, conseguimos dar um pouco mais de rendimento. Neste treino longo, senti uma grande melhoria na minha condição física.

      Abraço.

      Eliminar