segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Objetivo Maratona - Ponto de situação

Olá pessoal, cá estou eu outra vez!
Sentiram a minha falta? Pois...Ok, tudo bem. Eu vou aparecendo na mesma.
Como disse no post anterior, tenho andado com alguma preguiça para escrever aqui no blogue. Entre outras coisas, penso a razão principal foi ter sido atacado por algum cansaço. Os últimos dois meses foram bem puxados em termos de km, além dos três treinos durante a semana, fiz sempre um treino mais longo ao fim de semana. Juntando os treinos para o Trail do Almonda, nunca corri tanto como nesta altura.
O maior treino deste período aconteceu no sábado dia 24 de Agosto, cheguei aos 31 km!
Se não fosse a companhia, muito dificilmente faria este treino.
Às 7.30h  já Eu, o João Lima, a Isa, o Sílvio Horta e o Francisco Dias, estávamos no Parque das Nações a iniciar o treino. Nunca treinei tão cedo, mas adaptei-me rápido.
A Isa tirou umas fotos,

Na frente, Eu e o Sívio
Atrás, o João e o Francisco
Eu e o Francisco
A Isa já no final do treino
Obrigado a todos pela companhia.

A ideia era ir até Alcântara, voltar, dar uma volta pelo rossio e terminar no local da partida. Seriam 30 km.
Estes treinos em conjunto são muito bons, vamos falando sobre diversos assuntos e os km vão passando mais facilmente. Tirando umas pequenas paragens para abastecer de água, corremos o tempo todo, embora a um ritmo não muito elevado. Mas o mais importante tem sido habituar o corpo a tantos km.
O João teve um pequeno problema num joelho e parou algumas vezes, o resto do pessoal ia correndo e voltava para trás para o acompanhar quando ele começava novamente a correr. Devido a esta situação, acabei por fazer 31 km! Nunca tinha corrido tanto.
Já percebi que a parte mental vai ser decisiva no dia da Maratona. Até aos 20 km eu já sabia o que esperar, estes treinos ajudaram-me a perceber o que se passa dos 20 aos 30 km. A experiência é muito importante e neste momento correr até aos 31 km já não é novidade para mim. Eu disse que não é novidade, não que passou a ser fácil. Agora já sei a que km é que certas dores aparecem ou quando a mente começa a vacilar. E dos 31 aos 42,195 km ? E o muro? Não faço a mínima ideia. Mas tenho respeito.

Na semana que passou reduzi os treinos e o longo do fim de semana só teve 15 km. Esta semana também será calma, visto que no sábado vou participar na Meia Maratona de São João das Lampas.

 
Será a minha estreia e estou muito curioso sobre a prova, dizem que é muito bem organizada e também difícil. Será interessante ver como me safo.

Falta cerca de um mês para o grande dia, já não vou fazer treinos de 30 km. Vou participar na corrida do Tejo e na Corrida do Destak e antes do inicio de cada uma destas provas, farei um treino.
Resumindo, estou confiante para o desafio que terei pela frente. Mas vai ser muito difícil.

Depois farei o relato da MMSJL.

Boa semana e bons treinos!

12 comentários:

  1. Ó Vitor, o cansaço é normal, afinal já são muitas semanas de treinos, mas na minha opinião é muito psicológico....a data aproxima-se, as dúvidas surgem (será que estou preparado?). Vais ver que isso passa...em todas as grandes provas que fiz tive essa fase...no dia vais estar em grande, e com mais ou menos dificuldade vais tornar-te Maratonista. Se o "muro" aparecer, cumprimenta-o, dá-lhe uma palmadinha nas costas, conversa com ele...nas alturas de maior dificuldade lembra-te dos treinos duros que fizeste para estar ali, e não vai ser um "muro" qualquer que te vai impedir de concretizares o teu objectivo....imagina a tua chegada triunfal à meta e quando "acordares" o "muro" já ficou para trás :)...pensa, a tua prova em Almonda mostrou que és capaz de ultrapassar tudo - quem faz aquilo naquelas condições faz uma Maratona. Tu consegues, não tenho dúvidas.
    E por fim, mais uma vez a minha frase preferida..."O sofrimento é temporal, a Glória é eterna!"
    Abraço e boas Rampas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos.
      É capaz de ser psicológico, tendo em conta que já falta pouco para o grande dia. Vou ter que me agarrar a imagens positivas e à tua frase preferida :)

      Abraço e bons treinos!

      Eliminar
  2. Caro Vítor, como disse (e bem) o Carlos, todas essas dúvidas e receios são normais à medida que a grande data se aproxima. Tens agora 3 provas pela frente para te ajudar a ganhar confiança, porque sabes bem que nas provas temos uma "força" extra que não conseguimos nos treinos.
    Tens feito muito bem o "trabalho de casa" por isso, dia 6 de Outubro irás ser Maratonista.
    Abraço e até sábado nas Lampas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tiago.
      Já tenho saudades dos dias de provas, estas vão servir de teste.

      Abraço e até sábado.

      Eliminar
  3. Tens estado mais caladinho por aqui, mas uma pessoa vai vendo as tuas aparições por outros relatos e sabe que te andas a portar bem na preparação para a Maratona. :)
    É claro que não é fácil, senão toda a gente o faria. Por isso é que vai saber a glória quando conquistares essa distância.
    Continuação de bons treinos e boas Lampas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho conseguido seguir o planeado, só agora é que apareceu um pouco de cansaço. Estou numa fase mais ligeira.
      Obrigado pela força e espero que esteja tudo a correr bem para a Serra D`Arga.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Oi Vitor, acredito que a parte mentar seja mesmo um fato importantíssimo para o sucesso na maratona, habituar o corpo a tantos km´s me parece o modo mais seguro de termina-la bem. E pelo visto estas fazendo tudo de acordo. Bons treinos e boa sorte na estreia da meia.
    Bons km´s
    Ju

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela força.
      É um prazer receber pessoal do Brasil aqui no blogue.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Ah pois sentimos a tua falta sim senhor! O blogue tem andado muito parado.
    Eu acho que estás bem preparado para a maratona e a prova disso é que tens feito bem os treinos longos e acabado relativamente bem. Todos acabamos cansados, é natural. Mas acabamos relativamente bem, não sentimos que atingimos o limite e isso é um bom sinal :)

    Vamos lá ver o que nos reservam as Lampas. Não tenho feito grande treinos de rampas...

    Beijinhos e bons treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa.
      Há alturas que não apetece escrever, vou tentar ser mais presente.
      Tirando este recente cansaço, a coisa tem corrido bem.
      As Lampas vão servir para testar o atual estado físico, parece que rampas é o que não vai faltar :)

      Beijinhos e até sábado.

      Eliminar
  6. Olá Vítor! Tu estás muito bem! O chegar aos 30 é que é importante pois os últimos 12 é a inventar! :)

    Um abraço e boas Lampas. Vias ver como é uma prova espectacular!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João.
      Vai ter de ser mesmo a inventar, espero que bem :)
      Estou muito curioso em relação às Lampas, toda a gente diz maravilhas da prova.

      Abraço.

      Eliminar